Topo

Palmeiras vence 1ª com Gareca e pode passar centenário fora do rebaixamento

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

23/08/2014 22h55

Dez jogos depois, o Palmeiras finalmente venceu no Campeonato Brasileiro sob o comando de Ricardo Gareca, que já estava no “limite”. No “jogo-balada” do Pacaembu, o time alviverde suou e venceu o Coritiba por 1 a 0, mantendo viva a esperança de passar o centenário fora da zona do rebaixamento.

Os três pontos tão aguardados tiram o Palmeiras da lanterna e o levam à 15ª colocação. O problema é que seus principais rivais ainda entrarão em campo neste domingo, e ameaçam a pequena reação do time.

Para não passar o centenário na zona do rebaixamento, o Palmeiras precisará torcer por dois resultados. O Criciúma, que pega o Flamengo, precisa perder. O Bahia, contra o Atlético-PR, tem de, no máximo, empatar. Vitória e Fiigueirense também seriam ameaças, mas como se enfrentam, não ameaçam a condição do Palmeiras. O Coritiba, que também estaria nessa lista, segue com 15, agora no 18º lugar.

Fases do jogo
O Palmeiras nunca foi brilhante, mas enfrentou um time tão limitado que só foi ameaçado pelo próprio nervosismo. Allione, Marcelo Oliveira e, principalmente, Leandro, deram o tom do time no ataque: muita disposição, apesar da limitação técnica.

Foi da dupla entre Leandro e Allione que saíram os melhores lances do time da casa. Marcelo Oliveira, por sua vez, entrou em cena na hora do gol, quando arrancou do meio-campo e encontrou Juninho livre para tocar na saída de Vanderlei e marcar.

Por outro lado, Wesley, Lúcio e Wendel eram a imagem da afobação, forçando passes e exagerando nos botes. Sorte deles é que o Coritiba fez muito pouco. Com um meio-campo fraco e preocupado em parar os rivais na pancada, o time paranaense não conseguiu usar Robinho, Zé Love ou Keirrison. A expulsão de Leandro Almeida, no fim do primeiro tempo, só consolidou a postura do Coritiba.

Ameaça à vitória alviverde, ao longo da etapa final, só na base da pressão. Diante de uma torcida visivelmente desconfiada, o Palmeiras deu espaços demais em bolas aéreas e contra-ataques, ainda que o rival tivesse um homem a menos e pouca qualidade para construir. No fim, segurou o sufoco e conseguiu vencer.

Melhor: Leandro. O atacante voltou ao time de forma inesperada e mostrou tudo o que sabe. Dribla bem, se movimenta bastante, mas é imperfeito em vários fundamentos e perde a calma com facilidade. Só que neste sábado, embora tenha tomado um amarelo bobo e desperdiçado algumas chances, foi a diferença no ataque do Palmeiras.

Pior: Baraka e Helder. A dupla de volantes do Coritiba explica a posição do time na tabela. Violenta, parou o ataque do Palmeiras na base da bordoada, muitas vezes de forma desleal. Com a bola, não criaram nada, erraram muitos passes e deixaram um vácuo entre a defesa e o ataque. Em termos de atuação ruim, Henrique, centroavante do Palmeiras, também merece uma menção honrosa por ter sido anulada pela fraca defesa dos visitantes.

Toque do técnico: Gareca surpreendeu ao tirar os jovens Victor Luis e Renato para por em campo os contestados Leandro e Juninho. O lateral, oportunista, foi quem abriu o marcador. Já o atacante, apesar da limitação técnica, ajudou muito o ataque alviverde, movimentando-se e abrindo espaço com seus dribles.

A destacar:
Nobre fala: Antes do jogo, o presidente do Palmeiras falou sobre a crise e reforçou a confiança em Ricardo Gareca, que no meio da semana tinha dito que uma nova derrota poderia ser o seu “limite”. “O limite dele é até o fim do ano”, disse o cartola, esbanjando confiança. Deu certo.

Estresse: Sem vencer no Brasileiro há dez jogos, o time parece sentir a pressão. Limitado, o Coritiba não criou o suficiente para ameaçar o Palmeiras no Pacaembu. Só que o time alviverde não teve paciência para colocar a bola no chão, se desorganizou quando sentiu dificuldade para ampliar e por vezes tomou sustos que não precisava na defesa.

Centenário triste: Ainda que consiga se manter fora da zona do rebaixamento até a próxima terça, a situação é deprimente em um momento importante na história do clube. Com técnico ameaçado, time em xeque e torcida revoltada, o Palmeiras fará cem anos com menos festa do que merece.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CORITIBA
Local:
Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 23 de agosto de 2014, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Marcos André G. da Penha (CBF-ES)
Assistentes: Fabiano da S. Ramires e Vanderson A. Zanotti (ambos ES)
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, Tobio, Wendel, Henrique e Leandro (Palmeiras); Wellinton, Baraka, Zé Love e Robinho (Coritiba)
Cartão vermelho: Leandro Almeida (Coritiba)
Gol: Juninho, aos 14min do primeiro tempo

PALMEIRAS: 
Fábio; Wendel (Gabriel Dias), Lúcio, Tobio e Juninho (Victor Luis); Marcelo Oliveira, Wesley e Allione; Leandro, Mouche (Mendieta) e Henrique.
Técnico: Ricardo Gareca

CORITIBA:
Vanderlei, Reginaldo, Leandro Almeida, Welinton e Dener; Helder, Baraka, Robinho e Zé Rafael (Geraldo); Zé Love e Keirrison (Lucas Claro)
Técnico: Celso Roth