Topo

Pressionados por derrotas, Atlético e Inter reeditam confronto tradicional

Bernardo Lacerda e Jeremias Werneck

Do UOL, em Belo Horizonte e Porto Alegre

23/08/2014 06h00

Pressionados pelas derrotas no meio de semana para o Flamengo e São Paulo, que atrapalharam seus planos no Brasileirão, Atlético-MG e Internacional se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Independência. Uma derrota do alvinegro mineiro aumentará a pressão sobre Levir Culpi, já pelo lado do time gaúcho um resultado negativo o deixará mais distante da ponta do torneio nacional.

A derrota para o Flamengo, por 2 a 1, de virada, na quarta-feira, no Maracanã, deixou o Atlético-MG mais longe do G4 e fez crescer a desconfiança do torcedor em relação ao técnico Levir Culpi. Apesar do presidente Alexandre Kalil dizer que está contente com as atuações do clube, a torcida se mostra impaciente e já começa a pedir troca no comando.

Um insucesso no Independência deixará o alvinegro mineiro mais longe do seu objetivo, que é entrar no G4. Após somar apenas um dos seis pontos disputados em casa, sendo que contra o Figueirense vencia até os minutos finais, o Atlético ocupa a oitava colocação e está distante seis pontos do São Paulo.

Para tentar mostrar que no Independência a situação é outra e manter o bom momento como mandante, onde ganhou os últimos dois jogos do Brasileirão, a diretoria do Atlético resolveu fazer uma promoção de ingresso para o duelo deste sábado. A torcida terá ingressos de até R$10 e com cortesias de entradas para sócios-torcedores.

“Fizemos promoção de ingresso é momento da torcida abraçar o clube, é duro quando a torcida abraça o time, nós vimos ontem (quarta-feira) como foi o Flamengo, precisamos abraçar o time agora, a torcida precisa ajudar e lotar o Independência”, disse Alexandre Kalil.

O Atlético viverá em campo uma situação inusitada. Necessitando de voltar a vencer, o time alvinegro poderá ajudar diretamente o principal rival, Cruzeiro, que abriu cinco pontos na liderança, pontuação que poderá ser aumentada em novo insucesso do Internacional, que é justamente o segundo colocado.

Para voltar a vencer, o que não aconteceu nas duas últimas rodadas, o Atlético-MG terá uma mudança no seu ataque. Jô perdeu a posição para André. O detalhe é que ambos vivem jejum de gols, mas o reserva ganhou outra oportunidade com Levir Culpi.

Novamente, o técnico Levir Culpi terá uma série de desfalques para o duelo. O treinador terá o retorno de Leonardo Silva, que formará dupla de defesa com Jemerson. Mas ainda não contará com Marcos Rocha, Leandro Donizete e Guilherme, titulares que estão machucados.

“O Leo, provavelmente vai voltar, se estiver tudo bem. Não lamento os desfalques, acho que é chance para outros jogadores mostrarem a sua qualidade e que podem ser titulares”, destacou Levir Culpi.

O Inter precisa vencer para seguir na cola do Cruzeiro. Depois de ficar cinco jogos sem sofrer gols, com cinco vitórias consecutivas, a equipe sofreu derrota em casa, na quarta-feira, para o São Paulo, por 1 a 0. Uma derrota em Belo Horizonte poderá, além de afastar o Internacional do Cruzeiro, que jogará no dia seguinte contra o Goiás, deixar o clube na quarta colocação, em caso de vitória ou empate do Corinthians com o rival Grêmio e triunfo do São Paulo diante do Santos.

Para o jogo contra o Atlético, o time de Abel Braga conta com a volta de Wellington ao meio-campo. O volante participou das boas atuações pós-Copa e tem sido importante no esquema tático colorado.  “O Wellington e o Charles, ambos, têm cultura tática muito boa. A gente manteve o padrão sem o Charles e com ele ao lado do Wellington ficou bom por sair nos dois lados. E com eles sabendo quando podem sair", comentou o treinador ao falar da volta do volante.

Rafael Moura, sem marcar há quase 500 minutos, segue garantido no time titular – mesmo após as vaias da torcida no Beira-Rio, durante jogo com o São Paulo. “Esse tipo de coisa vem só quando você perde, né? Quando a gente estava ganhando ninguém disse nada, o Moura não falou nada. Estou calejado nessa coisa toda”, disse Abel.

ATLÉTICO-MG X INTERNACIONAL
Data: 23/8/2014 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (ASP-Fifa-SP)
Auxiliares: Bruno Boschilla (Fifa-PR) e Rogério Pablo Zanardo (ASP-Fifa-SP)

Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Josué, Rafael Carioca, Maicosuel e Dátolo; Diego Tardelli e André
Técnico: Levir Culpi

Internacional
Dida; Wellington Silva, Ernando, Juan e Fabrício; Ygor, Aránguiz, Wellington, Alex (Alan Patrick) e D'Alessandro; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga