Topo

Convocado por Dunga, Everton Ribeiro é o maior garçom do Brasileirão

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

25/08/2014 14h13

Com o passe para o gol de Marcelo Moreno na vitória do Cruzeiro sobre o Goiás, por 1 a 0, o meia-atacante Everton Ribeiro deixou Paulo Henrique Ganso para trás e se isolou mais uma vez no ranking de assistências do Brasileirão. Foi o oitavo passe para gol do jogador, que é o principal garçom do Brasil desde o ano passado.

Este é o segundo ano consecutivo que Everton Ribeiro lidera o ranking de passes para gol no Brasileirão. Na temporada passada ele terminou na primeira colocação com 11 assistências, superando nomes de peso como Seedorf, D’Alessandro e Rafael Sóbis.

Nesta temporada o jogador tem mostrado ainda mais precisão nos passes, pois já alcançou oito assistências em 14 jogos do Brasileiro, média de 0,57 por partida. Já em 2013, serviu os companheiros 11 vezes em 35 jogos, um aproveitamento de 0,31 por duelo.

Outra estatística que comprova a evolução de Everton Ribeiro como garçom são os números na temporada. Restando ao menos 23 jogos para encerrar o ano, ele já superou as assistências de 2013. São 18 passes para gol nesta temporada, contra 15 em todo o ano passado.

Convocado por Dunga para os jogos contra Equador e Colômbia, o meia espera manter a boa fase na seleção. “Ele me convocou pelo que venho fazendo e tenho que mostrar quando chegar na hora do jogo minhas qualidades. Eu tenho certeza que vai dar tudo certo. Estou preparado e confiante”, disse o cruzeirense.

Everton Ribeiro tem como principais concorrentes ao posto de garçom do Brasileirão dois representantes do seu principal adversário, o São Paulo. Ganso, com sete passes para gol, e Osvaldo, com seis, aparecem logo atrás do cruzeirense.