Topo

Corinthians cresce no ataque, piora na defesa e sofre com "cobertor curto"

Do UOL, em São Paulo

25/08/2014 06h00

O Corinthians, tão criticado pela monotonia de seu jogo e a suposta retranca de seu técnico, teve uma semana atacante. Contra Goiás e Grêmio, o time de Mano Menezes se lançou ao ataque como nunca. Em contrapartida, sofreu como nunca na defesa. 

Embora continue tendo a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 11 gols, o Corinthians sofreu quatro gols nos últimos jogos. O número é alto para uma média que, até a partida contra o Goiás, era de 0,46 por partida. Antes dessas duas partidas, o clube não tinha sido sequer sido vazado mais de uma vez na mesma partida.

Foi o custo que o Corinthians pagou pela mudança. Contra o Goiás, o 5 a 2 veio com sustos, mas com uma produção ofensiva recorde. Segundo Mano Menezes, a melhor do time no Brasileiro, com Jadson, Renato Augusto e Elias produzindo muito bem para Guerrero e Luciano chegarem com perigo.

Contra o Grêmio, de novo não faltaram chances. Dominante no primeiro tempo, o Corinthians jogou 32% do tempo no campo do adversário e só 21% no seu próprio lado, segundo o site “WhoScored”. Só que a postura ofensiva esbarrou em falhas individuais que deixaram o Grêmio na frente por 2 a 0. Atrás, o time ainda tentou buscar o empate, mas não foi preciso o suficiente para isso.

Os números mostram que, contra Goiás e Grêmio, o Corinthians deu 25 e 17 chutes a gol, respectivamente – a média do clube no torneio é de 13. Contra Coritiba e Santos, por exemplo, o time foi bem menos ao ataque do no último domingo (10 e 11 finalizações, respectivamente), mas em ambos voltou para casa com mais pontos. O “cobertor curto” tem algumas explicações, mas faz parte do drama de um time que ainda não encontrou sem equilíbrio.

Falhas à parte, o Corinthians passa por um momento especial na defesa. Com a venda de Cleber para o Hamburgo, da Alemanha, Anderson Martins assumiu um lugar no time às pressas. Embora seja visto por Mano como melhor parceiro para Gil, ele ainda não tem o entrosamento de seu antecessor com os colegas.

Nesses dois jogos o Corinthians também não teve Petros, um dos destaques do time no Brasileiro. O volante foi suspenso pela agressão ao juiz no clássico contra o Santos e, mesmo liberado pelo efeito suspensivo, ficou fora das partidas. Com Renato Augusto e Lodeiro, o time alvinegro perdeu força de marcação e ficou mais exposto.

A compensação a esses dois fatores é essa melhora no ataque. Anderson Martins, mesmo da zaga, ajuda a fazer o jogo fluir com uma saída de bola de qualidade. Renato Augusto e Lodeiro, por sua vez, acrescentam mais ao ataque que Petros, essencialmente defensivo. É esse “cobertor curto” que Mano terá de resolver nos próximos dias.