Topo

Defesa do Cruzeiro melhora após Copa e é 2ª menos vazada do Brasileiro

Do UOL, em Belo Horizonte

25/08/2014 18h26

Antes problema, a defesa do Cruzeiro passou a ser um dos pontos fortes da equipe. Sem levar gols há quatro jogos, o sistema defensivo celeste tornou-se o segundo melhor do Brasileirão, com 13 gols, ao lado de Internacional e Santos e atrás apenas do Corinthians, que levou 11 gols até o momento.

A evolução ocorreu após a Copa do Mundo. Em oito jogos depois do Mundial, o time sofreu apenas três gols. É o melhor desempenho entre os 20 participantes, superando Internacional, que levou quatro, e Corinthians, que foi vazado seis vezes.

A média de 0,37 gols sofridos por partida pós-Copa é bem inferior ao período pré-Copa, quando levou dez gols em nove jogos, ou 1,1 por partida. O desempenho ruim inicial também pode ser explicado pela utilização dos reservas em três jogos em função da Libertadores.

O desempenho defensivo também cresceu muito com a atual dupla de zaga formada por Léo e Dedé. Desde que o camisa 26 retornou ao time contra o Figueirense, o Cruzeiro sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos.

A média de 0,2 tentos adversos por jogo da dupla de zagueiros é a melhor entre todas as formações já utilizadas pelo técnico Marcelo Oliveira no Brasileirão. Ele chegou a utilizar Wallace e Léo, Wallace e Bruno Rodrigo, Dedé e Bruno Rodrigo, Léo e Bruno Rodrigo e Léo e Manoel.

Individualmente, os dois zagueiros que atualmente estão como titular também são os que possuem as melhores médias. Nos jogos em que os dois estiveram em campo, o time sofreu apenas 0,57 gols por partida.