Topo

Herói do Fla, Eduardo da Silva ainda não sabe quando jogará 90 minutos

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2014 12h00

Autor de três gols e um dos responsáveis pela recuperação do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o atacante Eduardo da Silva virou uma espécie de novo heroi para a torcida rubro-negra. O fato de sair do banco de reservas para resolver os jogos transformou o brasileiro naturalizado croata em um dos destaques dos cariocas ao lado do técnico Vanderlei Luxemburgo. Mas quando o atleta de 31 anos poderá ajudar o time nos 90 minutos?

É o tipo de pergunta que nem sequer Luxa sabe responder. Eduardo da Silva foi contratado após disputar a Copa do Mundo do Brasil pela seleção da Croácia e ainda exibe limitações físicas. Ele entra em forma aos poucos, porém, não possui prazo ou qualquer tipo de cobrança para atuar em uma partida completa.

“Precisamos deixar as coisas acontecerem. O Flamengo tira proveito dele com inteligência. Se começar jogando, talvez o rendimento não seja o mesmo. Mas todos dizem que preciso colocá-lo em razão dos três gols. Fora do Brasil se contrata jogador para entrar na partida. Aqui que temos essa pressa. É preciso uma análise coerente e equilibrada. O Eduardo pode até se lesionar, mas fazemos tudo para que ele entre em forma sem atropelar”, afirmou Vanderlei Luxemburgo.

Outro gringo que recebeu elogios do comandante foi o argentino Mugni. Ele entrou junto com Eduardo da Silva na vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma, no último domingo, e mais uma vez ajudou o time ao abrir o placar em cobrança de pênalti.

“Tem personalidade. Ele queria fazer o gol e foi bom para quebrar a ansiedade. Vai dar tranquilidade ao jogador. Futebol é simples. Grandes jogadores atuavam com simplicidade. Pelé, Zico, Maradona”, encerrou Luxa.