Topo

Luxa conquista 83% dos pontos e repete marca de 2011 em volta ao Fla

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2014 06h10

O torcedor mais otimista do Flamengo talvez não esperasse uma recuperação tão rápida no Campeonato Brasileiro. A evolução do time é um dos destaques nos últimos momentos do 1º turno. E a volta por cima veio sob a batuta do técnico Vanderlei Luxemburgo. O Rubro-negro ocupou a lanterna, mas venceu quatro partidas seguidas, igualou a marca de 2011 e conquistou 83% dos pontos desde que o comandante voltou ao clube.

Com Luxa, o time da Gávea venceu cinco jogos e perdeu apenas uma vez no Brasileirão - 15 pontos em 18 possíveis. O aproveitamento de “campeão” foi fundamental para a mudança de panorama na Gávea.

O fato de também vencer quatro jogos seguidos fez o Flamengo igualar uma marca que alcançou com o próprio Vanderlei no ano de 2011. Naquele Brasileirão, a equipe conseguiu por duas oportunidades a sequência de triunfos.

Fora da zona da degola e ocupando a 11ª posição, com 22 pontos, o Rubro-negro já começa a vislumbrar a parte de cima da tabela, embora o discurso envolva cautela e evitar o rebaixamento como principal objetivo.

Mesmo com a mudança provocada após a sua chegada, Vanderlei Luxemburgo não se considera o responsável pela evolução do Flamengo. No entanto, o comandante modificou o clima nos bastidores e assumiu com autoridade o futebol dentro e fora de campo. Com respaldo e seguindo as diretrizes de Luxa, o Rubro-negro virou uma grata e inesperada surpresa.

“Sou um técnico acostumado com o que está acontecendo. Trabalhamos em conjunto e todos têm responsabilidade nisso. O percentual maior é dos jogadores. Eles estão dando a volta por cima. E a torcida entendeu a identidade da equipe. É o negócio do saco de cimento. Abraçaram isso. Não fui o responsável. Ajudei, mas nós fizemos. Promovemos o crescimento do Flamengo em um momento fundamental da competição”, encerrou Luxa.