Topo

Fla já venceu 4 seguidas. Mérito de Luxa? Veja os segredos do técnico

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/08/2014 06h10

O técnico Vanderlei Luxemburgo mudou o Flamengo dentro e fora de campo há pouco mais de um mês. Desde a sua chegada, o time saltou da lanterna do Campeonato Brasileiro para a 11ª posição na tabela. Foram seis jogos e cinco vitórias. O aproveitamento de 83% no período promoveu a recuperação da equipe junto ao apoio da torcida e volta da confiança que andava esquecida pelos lados da Gávea.

Entre discursos, frases de efeito, mudanças no time e utilização de trunfos, Luxa se transformou no nome da volta por cima do Rubro-negro. O UOL Esporte selecionou as cinco principais alterações feitas pelo comandante para “sair da confusão”, conforme o próprio costuma dizer. Veja abaixo:

Jogadores do Flamengo comemoram o gol marcado por Éverton (c) durante o jogo contra o Coritiba - Heuler Andrey/Getty Images - Heuler Andrey/Getty Images
Defesa fechada - Aparentemente, Luxa resolveu um problema grave no Flamengo desde o início do Brasileirão. O técnico mudou o sistema defensivo com a lesão de Samir e promoveu a entrada de Marcelo (d) entre os titulares. Ao lado de Wallace, o jogador deu consistência ao setor. O goleiro Paulo Victor e os laterais se beneficiaram da nova condição. Em seis jogos, o Rubro-negro sofreu apenas dois gols e balançou as redes adversárias em seis oportunidades. Um alívio para quem sofria a cada ataque rival.
Imagem: Heuler Andrey/Getty Images
Eduardo da Silva (direita) comemora após marcar mais um gol pelo Flamengo - Getty Images - Getty Images
Os trunfos Eduardo da Silva e Mugni - Os gringos do Flamengo se transformaram nos trunfos de Luxemburgo principalmente durante o segundo tempo. O técnico costuma colocá-los quando o adversário já apresenta relativo desgaste e colhe frutos com frequência. Foi assim nos triunfos sobre Atlético-MG (2 a 1) e Criciúma (2 a 0). O brasileiro naturalizado croata (d) virou o novo xodó da torcida ao marcar três gols em cinco jogos e garantir diretamente pontos importantes na luta contra o rebaixamento.
Imagem: Getty Images
Cáceres (centro) tenta impedir chute de João Vítor, do Criciúma - Emanuel Galafassi / Fotoarena - Emanuel Galafassi / Fotoarena
Gringos que equilibram o time - Se Eduardo da Silva e Mugni foram responsáveis pelos últimos gols, outros dois gringos funcionam como o equilíbrio do Flamengo de Luxa. O paraguaio Cáceres e o argentino Canteros são pontos importantes no meio de campo. O primeiro é o autêntico cão de guarda e conta com a admiração do comandante. Já o segundo ainda está em fase de adaptação, mas o seu poder de marcação e visão de jogo conquistaram o técnico e garantiram a titularidade.
Imagem: Emanuel Galafassi / Fotoarena
Torcedores do Flamengo comemoram gol do Flamengo em partida contra o Goiás, pela Copa do Brasil - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Gestão extracampo e Maracanã como aliado - Sempre preocupado com o extracampo, Vanderlei Luxemburgo começou a assumir as rédeas do departamento de futebol logo que foi contratado. Decisões importantes passam por ele e agradam a torcida. Inclusive, duas definições recentes mostraram-se um tiro certo do treinador. Ele pediu para que a administração não tirasse o time do Rio e reduzisse o valor dos ingressos. Foi a receita do sucesso. A torcida adorou, abraçou o time e passou a jogar junto no Maracanã.
Imagem: Buda Mendes/Getty Images
Vanderlei Luxemburgo sorri durante treinamento do Flamengo no CT Ninho do Urubu - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Frases de efeito e parceria com os jogadores - Vanderlei Luxemburgo não abre mão das frases de efeito para comandar o Flamengo. Apesar dos resultados positivos, ele manifesta seguidamente que o objetivo na temporada é apenas "sair da confusão" do rebaixamento. Internamente, o discurso sempre pautado pela parceria tocou o elenco em cheio. Apesar das limitações do grupo, os jogadores mostram determinação a cada jogo e uma organização tática que não havia sido vista no torneio. Mais um mérito de Luxa!
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo