Topo

Cruzeiro usa força máxima ante Chapecoense para ampliar vantagem no turno

Do UOL, em Belo Horizonte

28/08/2014 06h00

O Cruzeiro entrou diante do Santa Rita disposto a resolver a parada ainda na primeira partida e conseguiu seu objetivo. Com a goleada por 5 a 0, o time está praticamente classificado para as quartas de final da Copa do Brasil e pode priorizar o Brasileirão, com sua meta de ampliar ou ao menos sustentar a vantagem até o fim do primeiro turno.

Após a partida, o técnico Marcelo Oliveira deixou claro que o objetivo principal da equipe é o Brasileirão e o jogo contra a Chapecoense, neste sábado, às 18h30, no Mineirão, válido pela 18ª rodada da competição, a penúltima do primeiro turno.

“Temos esse jogo fundamental na nossa caminhada no primeiro turno, no campeonato de pontos corridos, em que todo jogo é uma final. Vamos nos preparar bem para o jogo de sábado, sabendo que a Chapecoense marca bem e vai ser muito difícil”, afirmou o comandante.

O objetivo do treinador é conquistar mais duas vitórias nos jogos contra a Chapecoense e o Fluminense para tentar aumentar ainda mais a vantagem de sete pontos que já possui para o São Paulo ainda neste primeiro turno. No momento, o Cruzeiro, que já garantiu o título simbólico do turno, soma 39 pontos, sete a mais do que o São Paulo, vice-líder e pode chegar a 45, em caso de triunfos sobre Chapecoense e Fluminense.

Por isso, ele poupou Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, seus dois principais jogadores, para encarar o time catarinense. “Nós trocamos algumas peças da equipe para esse jogo (contra o Santa Rita), mas de forma programada e bem calculada, evitado a lesão de alguns jogadores que vem jogando constantemente”, disse.

“Posso citar o Everton Ribeiro que é muito marcado e muito disponível durante o jogo. O próprio Goulart, que vinha com uma pequena dor, poderia jogar hoje, mas achamos melhor poupar porque temos um jogo fundamental no Brasileiro”, complementou o comandante estrelado.

A vitória por 5 a 0 também possibilita ao treinador poupar vários jogadores no jogo de volta contra o Santa Rita, que acontece na próxima quarta-feira, dia 3 de setembro, em Arapiraca. Assim, o técnico poderá preparar bem o grupo para enfrentar o Fluminense, na última rodada do turno.

“A gente sabia que ia ser um jogo complicado, o calendário brasileiro é apertado. Conseguimos fazer um resultado bom e temos um grupo grande, aí cabe ao Marcelo (Oliveira) decidir como vai enfrentar o próximo jogo”, disse o centroavante Marcelo Moreno.

E o técnico já adiantou que realmente deverá mandar um time reserva para enfrentar os alagoanos. “A classificação não está definida, mas está muito encaminhada e como o Cruzeiro tem um elenco bom, de qualidade, naturalmente teremos esses jogadores disponíveis que não estão jogando ou estão jogando menos”, admitiu o treinador.

Assim Marcelo Oliveira deverá ter mais tempo para treinar o time para enfrentar o Fluminense. O duelo contra o Tricolor Carioca é tratado como fundamental nas pretensões do Cruzeiro por envolver outra equipe que está brigando pelas primeiras posições.

Além disso, o técnico também poderá estudar melhor a formação que colocará em campo diante dos cariocas, já que terá que superar os desfalques importantes de três titulares no meio de campo: Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Lucas Silva.

Os dois primeiros foram convocados para a seleção brasileira principal, enquanto o volante defenderá a seleção olímpica junto com o meia-atacante Alisson, que geralmente é reserva, mas que foi titular nos últimos dois jogos.

Enquanto o Cruzeiro enfrenta Chapecoense e Fluminense nas próximas duas rodadas, o vice-líder São Paulo pegará o Figueirense, que vem em ascensão, fora de casa, e o Sport, no Morumbi.