Topo

Cruzeiro alcança maior série sem levar gol e deixa Fábio perto de recorde

Do UOL, em Belo Horizonte

29/08/2014 06h30

Diante do modesto Santa Rita de Alagoas, a defesa cruzeirense não teve dificuldades para manter a boa fase e chegar ao quinto jogo seguido sem sofrer gols. A marca já é melhor sob o comando do técnico Marcelo Oliveira e aproxima Fábio de alcançar um recorde pessoal.

A série invicta da defesa começou no empate sem gols com o Criciúma e se estendeu nas vitórias sobre o Santos, por 3 a 0, Grêmio, 1 a 0, Goiás, 1 a 0, e a goleada de 5 a 0 sobre o Santa Rita. Até então, a maior sequência sem sofrer gols era de quatro partidas.

Neste ano o time já havia conseguido passar em branco em quatro oportunidades nos jogos contra Universidad de Chile (2 a 0), pela Libertadores, Atlético-MG (0 a 0), pelo Mineiro, Real Garcilaso (3 a 0) também pelo torneio sul-americano, e novamente empate sem gols com o Atlético que culminou no título estadual.

Já na temporada a equipe alcançou essa marca duas vezes. A primeira série foi diante do CSA-AL (3 a 0), na Copa do Brasil, Nacional (5 a 0), Tupi (2 a 0) e Villa Nova-MG (4 a 0), todos pelo Campeonato Mineiro. E a segunda ocorreu contra Atlético-GO (5 a 0), Náutico (3 a 0), Atlético-GO (1 a 0) e São Paulo (3 a 0).

O bom desempenho da defesa também aproxima o goleiro Fábio de um recorde pessoal. Ele já igualou a sua melhor marca sem sofrer gols pelo Cruzeiro, que foi de cinco jogos, em 2012, em jogos pelo Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil contra Democrata-GV (3 a 0), América-TO (2 a 0), Rio Branco-AC (6 a 0), Villa Nova (2 a 0) e Caldense (5 a 0).

O capitão celeste comemorou os bons números da defesa. “É importante você ter o reconhecimento do trabalho. O Cruzeiro vem fazendo por onde, jogos difíceis, empenho, dedicação, jogadores dentro de campo tem padrão, equilibrado, isso favorece, nossa equipe se sente mais forte”, comentou.

Caso consiga passar em branco novamente diante da Chapecoense, neste sábado, às 18h30, no Mineirão, o arqueiro celeste irá completar o sexto jogo seguido sem levar gol e igualar um recorde de 17 anos. O último goleiro a conseguir tal feito foi Dida pelo Cruzeiro foi Dida, em 1997. 

“É uma coisa que eu não parei para pensar, as coisas acontecem graças a Deus, dentro do Cruzeiro. Fico feliz de ter mais uma oportunidade de marcar meu nome, mas não fico pensando, quero jogar e fazer meu melhor, dar minha contribuição e as outras coisas”, ressaltou.