Topo

Até Dida ganha nova ordem na luta do Inter contra pior fase do ano

Abel Braga pediu para Dida dar "chutão" com lançamento em tiro de meta - Alexandre Lops/AI Inter Divulgação
Abel Braga pediu para Dida dar 'chutão' com lançamento em tiro de meta Imagem: Alexandre Lops/AI Inter Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/08/2014 12h34

O Internacional conversou muito em busca de uma solução para sua fase atual. Com três derrotas seguidas, Abel Braga tratou de distribuir novas ordens ao time que encara o Palmeiras, neste sábado, em jogo da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até o goleiro Dida ganhou orientação especial para o Colorado melhorar seu rendimento.

A constatação da comissão técnica do Inter é: os adversários encontraram uma maneira de quebrar o estilo de jogo adotado ainda em janeiro pelo time. A posse de bola no meio-campo, a saída pelos flancos, vem sendo bloqueada pela marcação pressão. Pelo sufocamento da defesa. O primeiro a encontrar este mapa da mina vermelha foi o Ceará, na Copa do Brasil.

Abel, então, tratou de chamar Dida para uma conversa. O papo ocorreu no treino fechado de sexta-feira, no gramado principal do Beira-Rio. A ordem dada ao goleiro é para melhorar a cobrança do tiro de meta e a saída com os pés. Explorar mais bolas longas, para esticar o jogo e não dar chance de desarmes perto da área.

"A solução a gente está procurando. Você já viu que treinei marcação pressão na minha defesa, né? Agora fiz isso de novo, temos que ter uma solução diferente", comentou Abel Braga após a atividade longe dos jornalistas.

Um lance que sustenta a ideia do treinador ocorreu na partida de volta diante do Ceará, em Fortaleza. Dida cobrou o tiro de meta curto, na frente da grande área. Ygor foi desarmado e Bill recebeu para marcar e abrir o escore – que naquela altura já alijava o time da classificação.

"Quando um time não vai bem, todo mundo sente. Temos que ter cabeça nessa hora para sair da situação, o mental tem que estar forte", discursou o técnico.

Além de não ganhar, o Internacional ainda tem outros números para se preocupar. O time não marca nenhum gol há três jogos. E a última bola na rede de um atacante ocorreu em 03 de agosto, diante do Santos. Quando Rafael Moura desviou cobrança de falta ao lado da área. A inoperância ofensiva também foi tema de uma conversa individual de Abel com o seu centroavante, o homem de confiança ex-Fluminense. Que deve voltar ao time após ser preservado das vaias, e não de dores musculares, em jogo da Sul-Americana no Beira-Rio.

Com 31 pontos, o Internacional sabe que precisa vencer o Palmeiras neste sábado para seguir no G-4. O jogo marcado para às 18h30min será o teste para as conversas de Abel com Dida, Rafael Moura e os demais jogadores.