Topo

Palmeiras é grande e não pode jogar para se defender, diz Gareca

Do UOL, em São Paulo

30/08/2014 21h43

O Palmeiras não vai bem na tabela e tem a pior defesa do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, o time alviverde joga para atacar sempre, às vezes se expondo demais sua retaguarda. Para o técnico Ricardo Gareca, é assim que tem de ser.

“Eu jogo para ganhar. O Palmeiras não tem de se defender, ele se iguala a qualquer time. Não quero essa mentalidade. Não resignar ao Palmeiras que ele se defenda pela situação [na tabela]. Pode perder três jogos, ganhar um jogo e aí se iguala a três empates”, disse Gareca, que falou sobre a grandeza da equipe.

“Tem de ter a mentalidade de um time grande. Na história é o maior time enquanto a títulos, tem de ser assim em qualquer momento. Eu quero isso, os jogadores querem isso, a diretoria também. Senão, não teriam de me contratar. Na minha carreira sempre montei times para ganhar, não para ficar me defendendo”, disse o treinador, em entrevista reproduzida pela rádio ESPN.

A fala de Gareca acontece logo após a derrota por 1 a 0 para o Inter. Diante de um postulante ao título, o Palmeiras entrou em campo com um volante, dois meias e três atacantes. O resultado foi uma pressão forte em cima da defesa alviverde, que cedeu e levou o gol de Jorge Henrique.

Foi o 24º do time no Brasileiro, o que faz do Palmeiras a pior defesa da competição. O clube do Palestra Itália ocupa a 16ª posição, com 17 pontos, e pode cair para a zona do rebaixamento se Criciúma, Bahia, Coritiba ou Vitória vencerem neste domingo. Lúcio, um dos prejudicados com a tática de Gareca, mostrou certo desconforto ao avaliar a situação.

“É complicado, o time fica muito exposto, mas isso é decisão dele [Gareca] e do presidente. A gente não tem autonomia para falar desses assuntos. Tem de se unir, independentemente de tática ou técnica, e fazer o melhor para sair dessa situação”, disse o zagueiro.