Topo

Para voltar a vencer fora, Atlético-MG desafia escrita contra o Coritiba

Diego Tardelli conduz a bola para o Atlético-MG na derrota para Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã - Buda Mendes/Getty Images
Diego Tardelli conduz a bola para o Atlético-MG na derrota para Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em Belo Horizonte

30/08/2014 06h00

Depois de vencer o Palmeiras fora de casa pela Copa do Brasil, por 1 a 0, e quebrar uma série de quatro partidas sem triunfar como visitante, o Atlético-MG tenta repetir a dose contra o Coritiba, neste domingo, às 16h, para se aproximar do G-4. Mas para isso terá que quebrar uma escrita que já dura dez anos.

Em jogos válidos pela Série A do Brasileiro, o mandante sempre tem levado a melhor nos confrontos envolvendo Atlético-MG e Coritiba. Isso acontece desde maio de 2004, quando o alvinegro conquistou a última vitória na casa do rival, por 1 a 0, no Couto Pereira, palco do jogo deste domingo.

Desde então, foram 13 jogos, sendo sete em Belo Horizonte, com sete vitórias alvinegras, e outros seis no Paraná, com seis triunfos do time alviverde.

No retrospecto geral, os mineiros já não sabem o que é vencer em Curitiba há cinco jogos. O último triunfo jogando na casa do adversário ocorreu em 2006, por 3 a 2, na Série B do Brasileirão, em jogo que confirmou o retorno do Atlético-MG para a primeira divisão.

Agora quem está novamente ameaçado de queda para a Série B é o Coritiba. Penúltimo colocado do Brasileirão, o time demitiu Celso Roth e recontratou Marquinhos Santos na tentativa de evitar o descenso. O primeiro resultado foi positivo, com vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo na Copa do Brasil.

Em virtude do bom resultado no meio de semana, o técnico Levir Culpi espera um rival mobilizado pela frente e prevê muitas dificuldades. “Nós pegamos alguns times dessa mesma forma, como o Figueirense, que tinha vencido a Chapecoense, o Flamengo, que estava reagindo, o Palmeiras, com o centenário, sempre com um complicador pela mobilização do adversário”, disse o treinador.

“Vamos enfrentar o Coritiba e vai ser a mesma coisa. Os jogos são muito físicos, intensos, vamos ter problemas. Mas garanto que vamos criar oportunidades para vencer também”, acrescentou o comandante alvinegro, que deve escalar um time ofensivo.

No treino de sexta-feira, em vez de colocar mais um volante no time, ele optou em testar Marion na vaga de Dátolo, suspenso pelo terceiro amarelo, e deslocar Diego Tardelli para a armação de jogadas. Dessa forma, a expectativa é de que o time alvinegro mantenha o esquema e repita a boa atuação que teve diante do Palmeiras.

O triunfo diante dos paranaenses é fundamental nas pretensões do Atlético de se aproximar do G-4. Nessa rodada, o quarto colocado Corinthians e o quinto Fluminense fazem confronto direto e o time alvinegro tem boas chances de diminuir a distância de cinco pontos para os paulistas desde que supere o Coritiba.