Topo

Fla garante 5ª vitória seguida, sobe na tabela e afunda Vitória na lanterna

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/08/2014 20h23

O Flamengo garantiu a quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Contra o Vitória neste domingo, em jogo disputado no Barradão, o time de Vanderlei Luxemburgo marcou 2 a 1 - com gols de Marcelo e Alecsandro - e manteve sequência perfeita no torneio. O momento positivo foi confirmando diante de um frágil Vitória, que se atrapalhou na defesa e permitiu superioridade adversária durante todo o duelo. Os donos da casa marcaram em golpe de sorte, com Caio.

A equipe comandada por Ney Franco segue em queda livre e se afunda na lanterna. Com apenas 15 pontos, o Vitória ainda se deu ao luxo de perder pênalti, com Juan. O Flamengo aproveitou a defesa de Paulo Victor para confirmar o triunfo, chegar aos 25 pontos e atingir a nona colocação.

Fases do jogo

O primeiro tempo foi todo do Flamengo. Com facilidade para os homens do setor ofensivo, os cariocas garantiam vantagem em quase todos os lances. Everton era o líder dos visitantes e usava a velocidade para garantir liberdade. Após muitas chances perdidas, o Flamengo conseguiu abrir o placar através da bola parada. Aos 32min, Marcelo aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou com precisão.

Sem ser ameaçado, o Flamengo acabou castigado em um lance de sorte do Vitória aos 39min. Caio, sem nenhuma pretensão, carregou a bola para a área adversária. Após rebatida, a bola bateu na perna do atacante e morreu no gol de Paulo Victor. 1 a 1 e fim do primeiro tempo.

O Flamengo manteve superioridade sobre o adversário após o intervalo. Aos 5min, Márcio Araújo teve duas chances claras. O goleiro Júnior Fernández trabalhou muito bem e evitou o gol. O lance decisivo do jogo aconteceu aos 25min. Juan colocou a mão na bola, em lance flagrado pela arbitragem. Alecsandro bateu pênalti com categoria e garantiu 2 a 1.

Aos 33min, Juan teve chance de se redimir após mão na bola de Marcelo na área do Flamengo. O lateral foi para a penalidade e errou. Defesa fundamental de Paulo Victor.

O melhor: Everton - O meia flamenguista mostrou muita velocidade comandou as tentativas de ataque de seu time. O camisa 22, muito acionado, ganhou a maioria das jogadas. Só faltou acertar assistências.  

O pior: Juan - O lateral esquerdo foi muito mal no jogo. Atrapalhado, ele colecionou erros e complicou o desempenho de um sistema defensivo já muito frágil do Vitória. Colocou a mão na bola e permitiu pênalti para o Flamengo no segundo tempo. Na chance de se redimir, Juan errou cobrança de penalidade a seu favor minutos depois e permitiu defesa de Paulo Victor.

Chave do jogo: Aos 33min do segundo tempo, Paulo Victor defendeu cobrança de pênalti de Juan e garantiu o resultado. O lance desanimou o Vitória em campo e deixou o torcedor baiano insatisfeito, com vaias e pressão.

Para lembrar

Fragilidade da defesa do Vitória – Um show de erros defensivos marcou o jogo do Vitória neste domingo. O meia Everton se destacou com a sua velocidade e quase nunca teve um zagueiro capaz de pará-lo na corrida. Ponto fraco que Ney Franco terá que corrigir com urgência.

VITÓRIA 1 X 2 FLAMENGO
Data: 31/08/2014 (domingo)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Alexandre Kleiniche (RS)
Cartões amarelos: Alecsandro, Wallace e Everton (Flamengo) e Richarlyson e Escudero (Vitória)
Gols: Marcelo, aos 32min do primeiro tempo, para o Flamengo; Caio, aos 39min do primeiro tempo, para o Vitória; Alecsandro, aos 25min do segundo tempo, para o Flamengo

VITÓRIA
Júnior Fernández, Ayrton, Roger Carvalho, Luiz Gustavo e Juan; Luis Aguiar (Adriano), Richarlyson, Marcinho e Escudero; Caio (Willie) e Dinei
Técnico: Ney Franco

FLAMENGO
Paulo Victor, Léo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Cáceres, Canteros, Márcio Araújo (Gabriel), Everton; Paulinho (Mugni) e Alecsandro (Elton).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo