Topo

Grêmio faz campanha com material de imprensa, faixa e vídeos contra racismo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2014 18h43

Antes do duelo entre Grêmio e Bahia, neste domingo, o clube gaúcho realizou uma série de atividades para coibir atos racistas da torcida. Uma campanha que começou com material de imprensa, teve vídeo no telão e uma faixa com os jogadores na entrada de campo mostraram a intenção gremista de apagar a marca deixada por alguns torcedores que ofenderam o goleiro Aranha na última quinta-feira.

O Guia da Partida, material de imprensa feito a cada jogo do Grêmio, só teve duas cores neste domingo: Branco e Preto. A capa, quase 100% negra, tinha apenas uma palavra: Chega, toda em letras maiúsculas.

No interior do livreto, que trazia somente estas cores, uma página destinada ao repúdio aos atos racistas ocorridos na última quinta. "O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense lamenta e repudia o ato racista da última quinta-feira durante a partida realizada pela Copa do Brasil na Arena do Grêmio. O clube se solidariza com o atleta Mário Lúcio Duarte da Costa, 'Aranha' e com sua instituição, o Santos Futebol Clube. Ressaltando que atos como este são fruto de atitudes individuais isoladas que em nada representam a grandiosidade da torcida gremista", diz trecho da nota.

Na entrada de campo, os jogadores do Grêmio carregavam uma faixa com a frase: Chega de racismo: Somos azuis, pretos e brancos.

E ainda, antes da bola rolar os telões do estádio mostraram o vídeo lançado no sábado em que ídolos negros são lembrados no pleito pelo fim dos atos racistas. Quando a divulgação começou, aplausos vieram das cadeiras e arquibancadas da casa tricolor.

A ideia é que com a busca do fim do racismo, realizando campanhas como esta, o Grêmio consiga evitar uma pena mais dura no STJD na próxima quarta-feira. Além de tentar evitar novos fatos, o clube identificou e puniu os envolvidos nos xingamentos ao goleiro Aranha, na última quinta. Além de ter cedido à Polícia, imagens para ajudar na investigação criminal.