Topo

Neto Baiano acaba com longo jejum, e Sport vence Criciúma na Ilha do Retiro

Do UOL, em São Paulo

31/08/2014 17h54

Depois de deixar o campo vaiado no fim do primeiro tempo, o Sport voltou com outra postura do intervalo e precisou de apenas seis minutos para marcar duas vezes e garantir a vitória de 2 a 0 no jogo disputado na tarde deste domingo, na Ilha do Retiro, pela 18ª rodada da Série A.

Neto Baiano, que não marcava desde 16 de julho, quando fez um gol de placa contra o Botafogo, do meio-campo, inaugurou o placar, enquanto Danilo fechou a conta.

Com o resultado, o Sport chega a 28 pontos e fica a apenas quatro do G-4, na sexta colocação. O Criciúma, por sua vez, alcança a oitava partida sem vitória na Série A e segue estacionado nos 17 pontos, na 17ª colocação, portanto na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Fases do jogo: Muita marcação, pouca criatividade. Foram raras as chances de gol criadas pelas duas equipes na etapa inicial. As que apareceram tiveram origem em erros do adversário no campo defensivo. Como a melhor delas, do Criciúma, já aos 42min. Após saída errada, Cortez recebeu pela esquerda, cruzou rasteiro para o meio da área e, do outro lado, Rafael Costa finalização de primeira, mandando a bola no travessão. E logo em seguida, mais uma bola na trave, esta após escanteio, em cabeceada de Fábio Ferreira. O fim de primeiro tempo ruim fez o Sport deixar o campo vaiado.

As vaias e a conversa com Eduardo Baptista no intervalo, porém, surtiram efeito. E em apenas seis minutos, o Sport abriu dois gols de vantagem. Primeiro, foi a vez de Neto Baiano aproveitar rebote de linda defesa de Luiz para abrir o placar e acabar o jejum de oito jogos sem balançar as redes. No lance seguinte, em rápido contra-ataque após erro de Cortez, Felipe Azevedo serviu Danilo, que bateu no canto direito de Luiz. 2 a 0, e festa na Ilha do Retiro.

O melhor: Neto Baiano. Deu bastante trabalho aos defensores do Criciúma. Mostrou oportunismo ao marcar o primeiro gol e ficou perto de fazer mais.

O pior: Cortez. Vinha bem no jogo, mas colocou tudo a perder quando ‘entregou’ uma bola no meio-campo e proporcionou o contra-ataque que originou o segundo gol do Sport. Depois disso, ficou difícil.

Chave do jogo: Choque no intervalo. Depois de uma fraca atuação no primeiro tempo, o Sport voltou com tudo no segundo e logo marcou dois gols. Assim, ganhou confiança e tranquilidade e passou a administrar a partida.

Para lembrar:

Mas já? Durou pouco a estreia de Diego Souza como titular. O meia do Sport sentiu uma lesão na coxa logo no início do jogo e deixou o campo aos 9min.

Em casa. Pernambucano e revelado pelo próprio Sport, Cléber Santana teve a companhia da família, que assistiu ao jogo das arquibancadas da Ilha do Retiro.

Mais de um mês... Neto Baiano vinha de um longo jejum de gols. O último dele havia sido de placa, contra o Botafogo, do meio do campo. Desde então, o atacante não havia marcado mais.

Interino. Criciúma segue com o interino Wilsão no comando, desde a saída de Wagner Lopes, na última segunda-feira.

SPORT 2 X 0 CRICIÚMA

Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 31/08/2014 (domingo)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Rogerio Pablos Zanardo (ambos de SP)
Cartões amarelos: Danilo, Zé Mário, Wendel (Sport); Serginho, Eduardo, Bruno Cortez, Rafael Costa (Criciúma)
Gols: Neto Baiano, aos 4min, e Danilo, aos 6min do segundo tempo

SPORT
Magrão; Vitor (Augusto César), Ferron, Durval e Renê; Wendel, Rithely, Danilo, Diego Souza (Zé Mário (Patric) e Felipe Azevedo; Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

CRICIÚMA
Luiz; Eduardo (Luis Felipe), Fábio Ferreira, Alcides e Cortez; Serginho (Giovanni), Rodrigo Souza, Cleber Santana e Rafael Costa (Maurinho); Lucca e Souza
Técnico: Wilson Vaterkemper (interino)