Topo

Organizada do Grêmio canta hinos se referindo ao Inter como 'macaco'

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2014 19h24

A torcida organizada Geral do Grêmio ignorou o pleito do clube e das demais organizadas, neste domingo. Em vez de comportar-se a fim de evitar qualquer manifestação racista, devido ao ocorrido na última quinta-feira no duelo contra o Santos, o grupo de aficionados manteve as músicas que se referem ao Internacional como 'macaco' e 'macaco imundo'.

A cantoria que pode ser encarada como racismo começou no fim do primeiro tempo. Em tom alto, coordenados por aplausos, a torcida Geral do Grêmio cantou durante alguns minutos as músicas que se referem ao Internacional como 'macaco'.

"Somos campeões do Mundo, da Libertadores também, chora macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém", diz uma das músicas. "Somos a banda mais louca, a banda louca da Geral, a banda que corre os macacos do Internacional", completa o cântico.

De pronto, os demais torcedores começaram a vaiar. E com isso as músicas pararam. Só que logo em seguira recomeçaram, mais fortes, sem mudança alguma.

Isso que o Grêmio, antes do jogo, realizou ações repetidas contra o racismo. O material de imprensa, uma faixa que acompanhou os jogadores no gramado, e um vídeo lembrando ídolos do passado nos telões, tudo pedia o fim de atos racistas.

Muitos torcedores do Grêmio não consideram 'macaco' quando se refere ao Internacional racismo. Isso porque a própria torcida do time vermelho se rotula  desta forma e um dos mascotes do clube é este animal.

Porém, com os atos racistas contra o goleiro Aranha, na última quinta-feira, ações como esta colaboram para marcar o Grêmio com este tipo de atitude. E é tudo que o clube não precisa perto de um julgamento no STJD, marcado para a próxima quarta, e com ameaça de pena grande, como exclusão da competição ou perda de mando de campo de 5 a 10 jogos.