Topo

Internacional muda forma de jogar e cria 'sombra' para estilo de toque

Ainda sem D"Alessandro, Inter muda forma de jogar e agrada Abel Braga - Lucas Uebel/Getty Images
Ainda sem D'Alessandro, Inter muda forma de jogar e agrada Abel Braga Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/09/2014 06h00

Abel Braga foi bastante claro na entrevista coletiva concedida após a vitória do Inter por 1 a 0 contra o Palmeiras, no sábado: sua equipe mudou a forma de jogar. Em vez de manter a posse e trocar vários passes, o Inter buscou a saída rápida e o resultado foi positivo. Com a nova conduta, cria-se uma 'sombra' para o estilo adotado desde o princípio do ano.

O Internacional é um time que gosta da bola. Com toques curtos entre os jogadores de meio-campo, os vermelhos esperam uma brecha na defesa rival para infiltrações e conclusões em gol. Foi assim desde janeiro.

Porém, com as repetidas saídas de D'Alessandro e Aránguiz do time, a qualidade de passe caiu, o entendimento mudou, e o que era positivo para equipe acabou virando razão para uma série de infortúnios. E para voltar a vencer, a estratégia mudou da água para o vinho.

Contra o Palmeiras o Inter abriu mão da bola. Tratou de segurar o oponente e, em poucos toques, chegar ao gol rival quando retomava a bola. Assim, criou uma série de oportunidades no duelo da 18ª rodada do Brasileirão. Venceu por 1 a 0, mas não seria surpresa se o jogo acabasse com dois, três ou até quatro.

"Usamos uma estratégia diferente pelo momento do adversário. O Palmeiras não vem jogando mal, mas não está conseguindo resultados. Jogam com duas linhas de quatro, hoje foi quase um 4-2-3-1, mas pela necessidade de vitória, sabíamos que seria um time que iria se atirar. E que muitas oportunidades apareceriam. Eles iriam perder a bola com seis jogadores no ataque. Tínhamos que mudar nossa estratégia, não poderia ser um time de toque. Viemos para um jogo fora de casa e começamos com três atacantes. Todos estão de parabéns. Podemos ter trazido de volta a confiança que estava faltando", afirmou o treinador colorado.

E a mudança pode virar nova conduta do time. Para o duelo de quinta-feira, contra o Bahia, pela Sul-Americana, o Inter utilizará time misto e pode novamente priorizar a velocidade em vez da posse de bola.

O elenco se reapresenta nesta segunda e retoma atividades visando o duelo de quinta-feira. O jogo com Bahia será realizado às 22h, na Arena Fonte Nova. Como perdeu em casa por 2 a 0, o Inter precisa vencer por margem maior para seguir na competição.