Topo

Único meia de origem, Lucas Lima fica sobrecarregado no elenco do Santos

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 06h00

No esquema de hoje do Santos, ninguém está tão sozinho quanto Lucas Lima. Único meia do esquema de Oswaldo de Oliveira, o ex-colorado participa de quase todas as ações ofensivas da equipe, mas dá sinais de que está sobrecarregado.

Lucas se destaca em praticamente todas as estatísticas da equipe, de acordo com o Footstats. Ele é o segundo que mais dá passes certos (566, contra 586 de Arouca), mas também é o vice-líder em tentativas erradas no mesmo quesito (73, contra 87 de Cicinho).

Ele também o segundo em finalizações (19, contra 22 de Gabriel) e cruzamentos (61, 50 deles errados), o terceiro em lançamentos (63, 35 errados) e o primeiro em dribles (31). As estatísticas mostram que, inegavelmente, ele é um dos protagonistas do time, só que muitas vezes pelo lado negativo.

Oswaldo de Oliveira tem escalado Lucas Lima à frente da dupla de volantes (Arouca e Alison) e atrás do trio de ataque, seja ele qual for. O meia tem 15 jogos no Brasileiro, é o quinto do Santos que mais jogou, o primeiro levando em conta apenas o setor ofensivo.

É Lucas Lima quem tem de fazer a transição entre a defesa e o ataque, acionando Thiago Ribeiro, Robinho ou Gabigol sempre que possível. Sozinho, porém, ele não tem obtido êxito. Em 18 rodadas, o time da Vila Belmiro só marcou 18 gols, bem pouco para um time com um sistema tão voltado ao ataque.