Topo

Mais ofensivo, Santos inicia 'Era Enderson' contra o lanterna Vitória

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/09/2014 06h00

O Santos estreia o técnico Enderson Moreira no duelo contra o Vitória neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no estádio do Pacaembu, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para encarar o lanterna da competição, o novo comandante santista manterá a base do time utilizado por Oswaldo de Oliveira, demitido na última terça-feira.

No entanto, Enderson Moreira já atende a exigência da diretoria santista em manter o DNA ofensivo e escala o time um pouco mais ousado que seu antecessor. A ousadia se resume a escalação de um novo titular – o volante Souza, que estava encostado sob o comando de Oswaldo.

Enderson acredita que a dupla de volantes formada por Arouca e Souza deixa o Santos mais ofensivo, pois os dois jogadores têm características de armador.

“O Souza, eu sei das suas capacidades, acho que ele e o Arouca têm características diferentes, mas parecidas e, é importante que entendam bem em momentos que um passa a ser o primeiro homem de meio e o outro segundo. Acho que podemos criar mais jogadas dessa forma”, afirmou Enderson Moreira.

O Santos de Enderson Moreira tem o atacante Leandro Damião como titular absoluto. O camisa 9, que já encarou três jejuns de gols, não conseguiu engrenar com a camisa alvinegra e amargou a reserva nos dois últimos jogos do time – contra Grêmio e Botafogo. Como trabalhou com Damião no Internacional em 2011, Enderson chega com a missão de recuperar o camisa 9.

Enderson já avisou que não abre mão do centroavante atuando dentro da área. Para o treinador, Damião rende mais sem sair da área, função que exercia sob o comando de Oswaldo de Oliveira.

"Com relação ao Leandro, não tive conversa com ele, ainda, mas sei e conheço bem as características do Leandro. Sei que todos os jogadores passam por dificuldades. Espero que possa buscar o retorno de boas apresentações com determinação vontade e foco. Principalmente que possa buscar isso de uma maneira constante. Ele é mais de área, tem característica, uma boa finalização para terminar as jogadas. Então o queremos mais próximo disso, onde é perigoso", disse.

Enderson ignora o fato de o Vitória ocupar a última colocação do Campeonato Brasileiro. Para ele, o time baiano vem a São Paulo para buscar os três pontos.

“É o lanterna do campeonato, mas sei daquilo que o Ney pode mobilizar para a partida. Ele tem uma organização tática, joga sempre para vencer. Temos tido nas últimas semanas resultados inesperados e o futebol brasileiro é assim. Sabemos que é um jogo difícil, contamos com o apoio do nosso torcedor, estamos motivados, precisamos pegar uma sequência de vitórias e vamos jogar para buscar o resultado”, disse Enderson.

Além de Damião e Souza, o novo comandante santista escalou o jovem Zé Carlos na vaga de Eugenio Mena, que defende a seleção chilena em amistosos.

O Vitória, por sua vez, apesar de amargar a lanterna do Brasileirão, quer usar a classificação para a fase internacional da Copa Sul-Americana como motivação para iniciar a reação na competição nacional. No entanto, o técnico Ney Franco tem desfalques importantes – o zagueiro Roger Carvalho, o argentino Escudero e Kadu se machucaram no triunfo baiano sobre o Sport por 2 a 1, quarta, no Barradão, e foram vetados contra o Santos.