Topo

Contra Atlético-PR, Dorival começa missão de salvar o Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 06h00

Dorival Júnior vai comandar o Palmeiras pela primeira vez neste domingo, diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Brasileirão. A missão do treinador não é segredo para ninguém: tentar salvar o alviverde, que tem 17 pontos e ocupa a 16ª colocação, do rebaixamento.

Dorival chegou ao clube nesta quarta, após a demissão do argentino Ricardo Gareca. Na quinta, assistiu à eliminação diante da Copa do Brasil, diante do Atlético-MG. Agora, precisa conquistar pelo menos 29 dos próximos 60 pontos em disputa no Brasileiro para manter o Palmeiras na Série A no ano de seu centenário.

O novo treinador não deu pistas do time que pretende escalar para a partida. No treinamento de sexta-feira, trabalhou apenas com os reservas; no sábado, a atividade foi a portas fechadas.

A principal dúvida é no gol: Fábio vem de uma sequência de falhas nos últimos jogos, e está pressionado pela torcida – caso seja preservado, o substituto deve ser Deola. Bruno César foi responsável pelas principais jogadas ofensivas do alviverde na quinta, mas não foi sequer relacionado.

Há também vários desfalques: Valdivia, Fernando Prass e Wesley, no departamento médico, estão fora. Dorival também não poderá contar com Lúcio, que lesionou a coxa na partida diante do Atlético-MG – Wellington deve substituí-lo. Allione sente dores musculares e também não irá para o jogo.

Atlético-PR

O Atlético-PR entra em campo neste domingo tentando apagar a frustação da eliminação na Copa do Brasil mesmo com a vitória sobre o América-RN por 2 a 0, quarta, em Curitiba. A equipe paranaense busca algo maior no Campeonato Brasileiro com um novo treinador no comando.

No início da semana, Doriva foi demitido e Claudinei Oliveira deixou o rival Paraná para acertar com o Atlético-PR. Ele iniciou seu trabalho na quinta, mas pretende implantar pelo menos parte de sua filosofia de trabalho.

“Não temos como fazer muita coisa. O tempo é curto, mas pretendo usar o tempo que tive para impor nossa maneira de atuar e propor o jogo. Precisamos aproveitar o fato casa. Fiquei impressionado com o que vi na quarta. Espero que a gente transforme nosso estádio em um caldeirão. Conquistar pontos em casa será fundamental para subirmos na tabela”, disse à CAP TV.

O dado curioso é que Claudinei nunca perdeu em estreias. Pelo Santos a equipe empatou com o Grêmio (1 a 1), na Vila Belmiro. Por outro lado, acumulou vitórias pelo Goiás (1 a 0 na Anapolina) e Paraná (2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa).

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR X PALMEIRAS

Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data: 7 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden - RS (FIFA)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Jose Javel Silveira - RS

ATLÉTICO-PR: Wéverton, Mário Sérgio, Cleberson, Dráusio e Natanael; Deivid, João Paulo, Nathan  e Marcos Guilherme; Marcelo e Cléo
Técnico: Claudinei Oliveira

PALMEIRAS: Fábio (Deola); Weldinho, Wellington, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Renato, Felipe Menezes e Mazinho (Leandro); Mouche e Henrique.
Técnico: Dorival Júnior