Topo

Corinthians sente desfalques, perde gols e fica no 0 a 0 com Criciúma

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 17h52

O Corinthians não conseguiu superar a montanha de desfalques e acabou ficando no 0 a 0 com o Criciúma, neste domingo, pela 19ª rodada do Brasileirão. Sem Gil, Elias, Lodeiro e Guerrero, o alvinegro até chegou no gol adversário algumas vezes, mas teve dificuldades para balançar as redes. No contragolpe, levou sustos.

Com o resultado, a equipe comandada por Mano Menezes vai a 33 pontos, e vê o líder Cruzeiro se afastando cada vez mais. Como prêmio de consolação, permanece no G4, na quarta colocação. O clube catarinense vai a 18 pontos, e continua orbitando em volta da zona do rebaixamento.

Fases do jogo: O Criciúma começou o jogo disposto a pressionar o Corinthians, mas logo viu o clube paulista assumir o controle, com forte marcação da saída da bola. Mano Menezes, porém, sentiu falta de seus atacantes – sem Guerrero, na seleção peruana, e com Romarinho negociado, teve que apostar no jovem Malcom.

Surgiram algumas chances, mas o goleiro Luiz teve boa atuação. Fabio Santos assustou em chute de fora e em cobrança de falta, e Romero teve uma boa cabeçada, mas Luiz apareceu bem. Malcom teve uma grande oportunidade, mas bateu por cima.

O Criciúma lançou mão de Paulo Baier na segunda etapa, e melhorou - quase chegou ao gol de cabeça, com Fabio Ferreira. O veterano meio campista também arriscou um chute perigoso de fora da área, teve um gol anulado e forçou uma grande defesa de Cássio, aos 38 minutos do segundo tempo.

A chance do jogo veio dos pés de Jadson, mas o meia, que entrou na segunda etapa, não conseguiu dominar a bola. Dentro da área, acabou perdendo o ângulo, e o que poderia ser o gol alvinegro virou apenas um escanteio. No final, o 0 a 0 prevaleceu.

O melhor: Luiz. Apesar de quase entregar um gol ao sair jogando mal, nos pés de Malcom, o goleiro do Criciúma apareceu bem pelo menos três vezes para evitar o gol corintiano. Diante das dificuldades de sua equipe para criar jogadas, acabou sendo o nome do jogo.

O pior: Jadson. O meia, que não vive boa fase, entrou para dar nova dinâmica ao meio de campo corintiano. Acabou tendo a chance do jogo, ao receber um belo lançamento da direita, dentro da área, na cara do gol, mas não conseguiu dominar a bola, perdeu o ângulo e não conseguiu finalizar.

Chave do jogo: Desfalques. O Corinthians, nitidamente, sentiu falta de jogadores ofensivos como Lodeiro, Guerrero e Romarinho. Os comandados de Mano até conseguiram imprimir uma marcação forte e chegaram ao ataque, mas pecaram muito na hora de concluir as jogadas e acabaram desperdiçando as chances criadas.

Toque dos técnicos: Mano Menezes se virou para superar os desfalques, e conseguiu um time coeso, que marcou muito forte e não deixou o Criciúma jogar. Faltou, entretanto, mais contundência no ataque, que dependeu do jovem Malcom - o Corinthians não tinha nenhum atacante no banco de reservas. Pelo lado catarinense, Del Pozzo arriscou um esquema com três atacantes na primeira etapa, mas não deu certo: as oportunidades não surgiram. A entrada do veterano Paulo Baier deu mais equilibrio ao time, mas não foi suficiente para surpreender o Corinthians.

Para lembrar:

Vacilo: apesar da ótima atuação, o goleiro Luiz quase entregou o jogo na saída de bola. Tocou nos pés de Malcom, mas teve sorte: faltou tranquilidade ao jovem atacante para finalizar no gol.

Toque de qualidade: aos 39 anos, o ex-lateral e atual meio campista ainda consegue incomodar e muito os adversários. Entrou na segunda etapa no Heriberto Hulse e infernizou a defesa corintiana: teve gol anulado, forçou Cássio a fazer uma grande defesa e aumentou bastante o volume de jogo do Criciúma.

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA 0 X 0 CORINTHIANS

Local: Heriberto Hulse, Criciúma (SC)
Data: 7 de setembro de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto - MG (CBF-1)
Assistentes: Marcio Eustaquio S Santiago - MG (FIFA) e Pablo Almeida da Costa - MG (ASP-FIFA)
Cartões Amarelos: Fabio Ferreira, Rodrigo Souza, Cléber Santana, Luis Felipe (Criciúma) Felipe, Bruno Henrique, Fagner (Corinthians)

CRICIÚMA: Luiz; Luis Felipe, Alcides (Ronaldo Alves), Fábio Ferreira e Giovanni; Rodrigo Souza, João Vitor, Cleber Santana e Lucca (Paulo Baier); Silvinho (Maurinho) e Zé Carlos
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Ferrugem) , Felipe, Anderson Martins e Fabio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros (Danilo) e Renato Augusto; Romero e Malcom (Jadson)
Técnico: Mano Menezes