Topo

Cruzeiro reencontra Fred, que se transformou em seu 'algoz' pelo Fluminense

Do UOL, em Belo Horizonte

07/09/2014 10h00

Líder do Brasileirão com 42 pontos, o Cruzeiro encara o Fluminense neste domingo, às 16h, no Maracanã, disposto a manter a invencibilidade de 17 jogos e aumentar a distância para os concorrentes diretos. Para tanto, o time terá que superar um velho conhecido e verdadeiro carrasco dos mineiros: Fred.

O atacante, que já passou pelo clube entre 2004 e 2005, antes de se transferir para o Lyon, da França, se tornou um grande algoz do time celeste desde o seu retorno ao Brasil e a chegada ao Fluminense, em 2009. Já são seis confrontos entre o tricolor carioca, com o centroavante em campo, e o Cruzeiro, com ampla vantagem para o time do jogador.

Foram quatro vitórias do Fluminense, um empate e apenas um triunfo celeste quando Fred esteve em campo. Além disso, o centroavante teve participação ao deixar a sua maraca em quatro jogos. No total, são cinco gols contra o ex-clube, o que representa média de 0,8 tentos por compromisso.

Logo no primeiro duelo contra o Cruzeiro, Fred balançou as redes duas vezes e ajudou o Fluminense a vencer por 3 a 2, no Mineirão, de virada. O triunfo ficou marcado na arrancada da equipe carioca para escapar do rebaixamento que parecida iminente naquele ano.

Ele ainda deixou a sua marca em 2011, na vitória tricolor por 2 a 1, no Parque do Sabiá. Em 2012, no empate em 1 a 1 no Independência. E até mesmo no ano passado, quando o time mineiro conquistou o título Brasileiro. A equipe foi derrotada por 1 a 0 no primeiro turno do Brasileirão com gol de Fred.

O camisa 9 só passou em branco em 2010, na vitória tricolor por 1 a 0, também no primeiro turno do Brasileirão, e no returno de 2012. Na ocasião, o Fluminense já havia conquistado o título nacional e o time celeste carimbou a faixa no Engenhão.

No último confronto entre as duas equipes, no returno do Brasileirão do ano passado, Fred desfalcou o Fluminense. Mesmo sem o goleador, o time mineiro teve dificuldades para superar o rival e venceu por 1 a 0, com gol de Borges.

Com todo esse retrospecto positivo diante do Cruzeiro, os jogadores celestes pedem atenção com o centroavante, que não vive um grande momento desde a Copa do Mundo e com todo o setor ofensivo do Fluminense, que tem nomes de peso como Cícero e Conca.

“É um time muito bom, tem o Fred, o Cícero que está em um momento maravilhoso. Temos que ter atenção para não sermos surpreendidos, até pelo que a equipe do Fluminense vem apresentando. Não vamos deixar fugir nossa característica, até porque eles vão ter um respeito pelo Cruzeiro, e vamos impor um ritmo forte no Maracanã”, afirmou o volante Nilton.