Topo

De olho em recorde de pontos no 1º turno, Cruzeiro quer vencer Fluminense

Do UOL, em Belo Horizonte

07/09/2014 06h05

Já campeão simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro busca encerrar a primeira metade do torneio ao menos com a diferença de oito pontos para o segundo colocado e com o recorde de pontuação da primeira parte do torneio nacional. O adversário é o Fluminense, que briga diretamente por lugar no G4.

O técnico Marcelo Oliveira reconhece que a partida no Maracanã ganha ares de final de Campeonato. “De uma forma muito natural, o campeonato de pontos corridos não tem final única, mas podemos julgar esse jogo como final”, disse o treinador celeste.

“Ainda mais sendo um concorrente ao título, que tem um ótimo trabalho, um belo time e de muita tradição. Para o Cruzeiro, seria fundamental que a gente pontuasse para que inicie com uma boa vantagem no segundo turno”, acrescentou Marcelo Oliveira.

Apesar de ser considerado um dos postulantes ao título nacional, o Fluminense está bem distante do Cruzeiro. A equipe carioca está fora do G4 e soma 30 pontos, 12 a menos que o clube de Belo Horizonte.

Já campeão simbólico do primeiro turno do Brasileirão, o Cruzeiro precisa vencer o Fluminense para chegar a 45 pontos e 78,9% de aproveitamento. Assim, irá superar o rendimento que o rival Atlético-MG teve em 2012, com 43 pontos e 75,4%, que é o melhor da história da competição na era de pontos corridos.

Outro objetivo claro dos mineiros é vencer para se manter, ao menos, a oito pontos do segundo colocado, vantagem considerada grande pelo técnico Marcelo Oliveira. “Em relação à pontuação, ela é expressiva. São oito pontos, não é pouco. Mas ainda faltam 60 pontos para se jogar, o que deixa um pouco diferente. Tem muito jogo e muita coisa pode acontecer. O Cruzeiro tem tido essa pontuação expressiva com um time bem consistente e jogando bem”, explicou.

O comandante prevê um segundo turno mais equilibrado e difícil para o Cruzeiro e por isso vê a importância de se manter mais isolado na ponta. “Eu acho que a medida que o campeonato vai se desenvolvendo vai ficando mais acirrado, mais difícil, mais competitivo. Quando não der para ganhar encantando, sendo envolvente, temos que ganhar competindo”, ressaltou.

Se carregar a produção de pontos em casa para o segundo turno, o Cruzeiro dificilmente perderá a taça. Na primeira metade foram nove partidas em casa e em apenas uma o time de Marcelo Oliveira desperdiçou ponto, no empate com o São Paulo.

No entanto, o ‘tropeço’ diante dos paulistas aconteceu em um mando de campo em Uberlândia. Por sua vez, o Cruzeiro só ganhou no Mineirão. Com a vitória de sábado sobre a Chapecoense, o time atingiu a marca de 21 jogos sem perder no estádio.

“Precisamos de um aproveitamento alto em casa, onde estamos acostumados a jogar, e buscar resultados fora. O Cruzeiro tem tido as duas oportunidades, vai bem em casa e busca resultados fora de casa. Vamos tentar pontuar no Maracanã, mesmo sabendo das dificuldades”, disse Marcelo.