Topo

Com Dorival, Palmeiras empata com Atlético-PR e segue fora do rebaixamento

Do UOL em São Paulo

07/09/2014 20h23

O Palmeiras mostrou evolução com Dorival Júnior no empate em 1 a 1 diante do Atlético-PR, neste domingo, pelo Brasileirão. O alviverde teve bons momentos na Arena da Baixada, mostrou mais confiança e poderia até ter saído com a vitória.

Faltou um pouco de qualidade, e tranquilidade - a expulsão de Josimar na segunda etapa veio na hora errada, quando o clube paulista começava a adotar uma postura mais agressiva em busca do segundo gol.

O resultado manteve o Palmeiras no limite da zona do rebaixamento, com 18 pontos, na mesma 16ª colocação. Já o Atlético-PR ficou na 11ª posição, com 25 pontos.

Fases do jogo: A primeira etapa começou bastante equilibrada, com alguns fatos bizarros: duas contusões, que resultaram em trocas nas duas equipe. Pelo lado do Palmeiras, Wellington saiu logo aos cinco minutos. No Atlético-PR, Drausio deixou o gramado de ambulância após choque com o goleiro Fábio.

Pela equipe paranaense, como de costume, foi Marcelo quem comandou as ações. O atacante chegou a acertar a trave, mas o alviverde deu o troco imediatamente: Lenadro recebeu na cara do gol e, de pé esquerdo, acertou a trave.

O Palmeiras era até melhor na partida, mas quem marcou foi o Atlético, com direito a golaço: Dellatorre mandou para as redes de calcanhar, aproveitando rebote após boa defesa de Fábio. O alviverde só empatou na segunda etapa, em cobrança de pênalti de Henrique.

O gol deu confiança aos comandados de Dorival Júnior, que buscaram o segundo. Uma expulsão infantil de Josimar, aliada à falta de um toque de criatividade, impediu que saíssem de Curitiba com os três pontos - pelo menos, a defesa mostrou segurança e conseguiu evitar uma derrota.

O melhor: Dellatorre, pelo golaço. O atacante do Atlético-PR marcou um lindo gol, de calcanhar, para abrir o placar. Além disso, se movimentou bastante, e incomodou a defesa palmeirense.

O pior: Josimar. Em um lance absolutamente incompreensível, deu uma solada no meio de Natanael. Acabou sendo expulso e comprometendo o Palmeiras, que crescia no jogo e dava sinais de que podia chegar ao segundo gol. 

Chave do jogo: Armação. O Palmeiras melhorou bastante em relação aos últimos jogos, mas Dorival sentiu falta de um meio de campo com mais criatividade. Sem Allione e Valdívia, o técnico preferiu apostar em Juninho no meio, e três atacantes. O time teve volume, chegou ao ataque, mas faltaram passes mais agudos. Depois, foi desmontado pela expulsão de Josimar.

Toque dos técnicos: Dorival Júnior decidiu inovar, e apostou em um esquema com três atacantes: Leandro, Diogo e Henrique. O time começou bem a partida, mostrou confiança e chegou bastante ao ataque. Faltou um meia para dar um pouco mais de criatividade. No Atlético-PR, Claudinei Oliveira armou uma equipe voltada para o contra-ataque. Conseguiu sair na frente, mas cedeu o empate.

Para lembrar:

Lesão precoce: Wellington sentiu dores musculares logo aos quatro minutos, e precisou dar lugar a Victorino, que não vinha jogando.

Susto: Dráusio trombou com goleiro Fábio e acabou levando uma cotovelada no rosto. Zonzo, o zagueiro deixou o estádio imediatamente de ambulância, para ser avaliado.

Toma lá, dá cá: Marcelo acertou a trave do Palmeiras com um chute aos 25 minutos. A reação foi imediata: na jogada seguinte, Leandro carimbou o poste dos donos da casa.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1 X 1 PALMEIRAS

Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data: 7 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden - RS (FIFA)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Jose Javel Silveira – RS

Gols: Dellatorre, 29’/1ºT (1-0); Henrique, 7’/2ºT (1-1)
Cartões amarelos: Cleberson, Dellatorre (Atlético-PR)
Cartão vermelho: Josimar (Palmeiras)


ATLÉTICO-PR: Wéverton, Mário Sérgio, Cleberson, Dráusio (Willian Rocha) e Natanael; Deivid, João Paulo (Paulinho Dias), Nathan (Bady) e Marcos Guilherme; Marcelo e Dellatorre
Técnico: Claudinei Oliveira

PALMEIRAS: Fábio; Weldinho (Josimar), Wellington (Victorino), Tobio e Victor Luís; Marcelo Oliveira, Renato, Juninho; Leandro (Eguren), Diogo e Henrique.
Técnico: Dorival Júnior