Topo

Flu empata no fim em jogo de 2 viradas e atrasa fuga do Cruzeiro na ponta

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/09/2014 17h54

Com um gol de empate de Kennedy aos 43min do segundo tempo, o Fluminense conseguiu um 3 a 3 com o Cruzeiro no Maracanã em jogo de duas viradas no placar e impediu uma fuga ainda maior do líder na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro ao final da 19ª rodada da competição.

O resultado deixa o Cruzeiro com 43 pontos, enquanto o Fluminense segue na quinta posição com 31, doze a menos. O empate no fim manteve a diferença entre as duas equipes na tabela nos 12 pontos. Vantagem para o Tricolor, já que a desvantagem poderia ter chegado aos 15 com um revés. 

Fases do jogo:

O primeiro tempo foi muito movimentado no Maracanã. O Fluminense encarava de igual para igual o líder do Campeonato Brasileiro e demonstrava até mesmo certa superioridade. Os visitantes ainda tentavam se encontrar na partida quando Cícero acabou cometendo pênalti bobo sobre Samudio na extremidade direita da área tricolor, aos 11min. E Júlio Baptista não desperdiçaria a oportunidade.

Mesmo atrás no marcador, o Fluminense não se abalou. Pelo contrário, em pouco tempo o Tricolor reagiu e foi eficiente ao aproveitar a grande impulsão de Elivélton. Em cobrança de escanteio, o zagueiro subiu mais que todo mundo e tocou de cabeça para Wagner, que apenas completou para gol vazio aos 17min.  Cinco minutos depois, Cícero aproveitou jogada rápida do ataque tricolor e marcou após cruzamento rasteiro de Conca da esquerda.

A virada relâmpago animou os torcedores do Fluminense e assustou o Cruzeiro, que se viu acuado pela primeira vez na partida, com direito a uma chance incrível desperdiçada por Conca após Fred acertar a trave aos 42min. Os mineiros, no entanto, não deixariam de reagir ainda na etapa inicial. Dois minutos depois, Julio Baptista aproveitaria bate-rebate na área para deixar tudo igual antes do intervalo.

E o Cruzeiro aproveitaria rapidamente esse empate na etapa final. Aos 13min, o time mineiro chegou em contragolpe veloz, mas Klever fez bela defesa em chute de Mayke. Na sequência, porém, Elivélton cortou mal cruzamento e a bola veio na direção de Marcelo Moreno, que acertou voleio espetacular, sem chances de defesa para o goleiro tricolor. 

O Fluminense tentava uma reação, mas esta parecia bem longe de acontecer. Pelo contrário, o Cruzeiro aumentava seu domínio. Aos 31min, Marlone limpou bem jogada pela esquerda e bateu cruzado levando perigo, mas a bola foi para fora.

Mas o Tricolor não desistia de lutar pelo empate. Aos 38min, Conca bateu de primeira após lançamento de Henrique e forçou Fábio a praticar verdadeiro milagre para manter a vantagem do Cruzeiro. Aos 43min, porém, o esforço foi recompensado: Kennedy, que havia acabado de entrar, recebeu bola na área e bateu no cantinho esquerdo de Fábio para empatar o marcador e dar números finais à partida.

O melhor : Júlio Baptista – Experiente, o meia do Cruzeiro não foi brilhante, mas converteu com categoria o pênalti sofrido por Samudio e marcou seu segundo gol ainda no primeiro tempo, dando novas energias para o time mineiro antes do intervalo.

O pior: Dedé – Disperso, deixou espaços nos dois gols do Fluminense no primeiro tempo. No gol de Wagner, chegou atrasado e permitiu que Elivélton subisse entre defensores de menor estatura. Já no segundo, esbarrou em Fred fora do lance e ficou no chão enquanto Cícero aproveitava a brecha para marcar.

Chave do jogo: A convicção de Cristóvão Borges na entrada do jovem Kennedy no lugar de Bruno na etapa final. A torcida chegou a pedir Biro Biro, mas o treinador manteve a substituição e o garoto acabou empatando a partida aos 43 minutos do segundo tempo, em gol de categoria.

Para lembrar:

Muitos desfalques: Fluminense e Cruzeiro fizeram jogo com muitos desfalques no Maracanã. O Fluminense não pode contar com cinco jogadores, entre eles Diego Cavalieri e Carlinhos. Enquanto isso, o Cruzeiro não teve dez atletas, incluindo Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, convocados para a seleção brasileira.

Invasão cruzeirense: A torcida do Cruzeiro surpreendeu e compareceu em peso ao Maracanã.  Empolgados com a boa campanha do atual campeão brasileiro, cerca de cinco mil mineiros estiveram no estádio e fizeram muito barulho durante a partida com o Fluminense.


FLUMINENSE 3 X 3 CRUZEIRO

Data/hora: 07/09/2014, às 16h00 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro  (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Público: 23.534 pagantes
Renda: R$ 617.385,00
Cartões amarelos: Cícero (FLU); Marquinhos, Ceará, William, Dedé (CRU)

Fluminense
Kléver; Bruno (Kennedy), Henrique (Marlon), Elivélton e Chiquinho; Diguinho, Jean, Cícero, Wagner e Conca; Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Cruzeiro
Fábio, Mayke, Dedé, Léo e Miguel Samudio (Ceará); Nilton, Henrique, Marlone e Júlio Baptista (Marquinhos); Willian (Willian Farias) e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira