Topo

Inter 'dorme' no 2º tempo, leva virada do Figueirense e cai para terceiro

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/09/2014 20h23

O Internacional chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas acabou derrotado neste domingo no Beira-Rio. Em um segundo tempo desleixado, o time de Abel Braga cedeu a virada para o Figueirense e viu o sonho de encostar no Cruzeiro terminar. D’Alessandro e Paulão marcaram para o time gaúcho, mas Everaldo, Fabricio contra e Giovanni Augusto anotaram para os visitantes.

Com o resultado, o Colorado para nos 34 pontos e cai para o terceiro lugar. A meta vermelha era vencer em casa e diminuir a distância em relação ao líder, ficando seis pontos atrás do Cruzeiro. Já o Figueirense chega a sete partidas sem perder com Argel Fucks.

A vitória do Figueirense, na 19ª rodada do Brasileirão, reeditou o enredo do triunfo conquistado em Porto Alegre em 2012. Duas temporadas atrás, com o estádio em obras, a equipe de Florianópolis saiu atrás do escore e virou nos mesmos moldes. Com dois gols em sequência e na etapa final.

Fases do jogo: O Internacional começou com mais posse de bola, com iniciativa, mas sem o domínio completo do jogo. O Figueirense resistia, mesmo diante de um time com D’Alessandro criativo e Jorge Henrique participativo. Atuando como segundo atacante. A resistência da equipe de Argel Fucks durou até os 17 minutos, quando um trapalhada da defesa deu um pênalti para os donos da casa.

Tiago Volpi e o lateral Leandro Silva se enroscaram em uma bola despretensiosa, do lado da área, e Fabrício tomou a dianteira do lance. O camisa 6 do Colorado acabou sendo puxado pelo goleiro, mas o pênalti só foi marcado após intervenção do auxiliar da linha de fundo. Na cobrança, D’Alessandro chutou rasteiro e com força para abrir o placar.

A vantagem deu mais corpo a atuação do time gaúcho. Argel tentou mexer no Figueirense para reagir, mas levou o segundo golpe ainda no primeiro tempo. Paulão pegou o rebote de uma falta e encheu o pé. De frente para o gol, na entrada da área, o zagueiro acertou o ângulo: 2 a 0. As melhores chances da equipe de Santa Catarina saíram depois disto. Marco Antônio acertou a trave, em falta frontal ao gol, e Dida salvou o chute rasteiro de Giovanni Augusto.

O que era ensaio até o intervalo virou gol no segundo tempo. Mais agudo, pressionando no ataque, o Figueirense descontou com seis minutos. Clayton aproveitou desarme feito em cima de D'Alessandro e serviu Everaldo. O atacante chutou na saída de Dida e devolveu emoção ao confronto. Os dois times passaram a alternar chegadas, um golpe de cada lado. D'Alessandro para o Inter e bolas paradas para os visitantes. Em uma delas, Fabrício desviou contra a própria meta: 2 a 2.

Um minuto depois, o Figueirense aproveitou o abatimento do Internacional e fez o que até o intervalo parecia impossível. Virou o placar. Em rápida jogada de contra-ataque, Giovanni Augusto recebeu na frente da área e chutou colocado. Incrédulo, Abel Braga manteve a troca planejada quando ainda vencia. Tirou Wellington e colocou Wellington Paulista. Mas era tarde demais.

O melhor: Everaldo - atacante entrou ainda no primeiro tempo, marcou um e ajudou ataque do Figueirense a superar defesa do Internacional. Levou perigo com velocidade contra um sistema defensivo exposto.

O pior: Wellington - Volante errou passes, não teve sucesso em desarmes e prejudicou o rendimento do meio-campo do Inter.

Chave do jogo: Marcação adiantada do Figueirense. Time de Argel Fucks voltou para o segundo tempo pressionando o Inter e conseguiu levar a melhor contra a defesa de um time que parou de jogar após fazer 2 a 0.

Para lembrar: Antes da bola rolar, a torcida Guarda Popular entoou um cântico contra o Grêmio e citando os gritos com injúria racial ao goleiro Aranha, do Santos. "Oh, o time de racista. Que vergonha ser gremista", cantaram os integrantes da organizada. A música voltou a ser usada no intervalo.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 X 3 FIGUEIRENSE

Data e horário: 07/09/2014, às 18h30min
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Rogério Zanardo (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
Público: 21.531 (16.965 pagantes)
Renda: R$ 476.495,00
Cartões amarelos: Alex (INT); Nem, Tiago Volpi, Thiago Heleno, Cereceda (FIG)
Cartão vermelho: Cereceda (FIG)
Gols: D’Alessandro, aos 17 minutos e Paulão, aos 34 minutos do primeiro tempo. Everaldo, aos 6 minutos; Fabrício contra, aos 30 minutos e Giovanni Augusto, aos 31 minutos do segundo tempo.

INTERNACIONAL: Dida; Gilberto (Aylon), Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Wellington (Wellington Paulista), Alex, D'Alessandro e Jorge Henrique (Eduardo Sasha); Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

FIGUEIRENSE: Tiago; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto; Paulo Roberto, Nem (Felipe), Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton (Nirley) e Marcão (Everaldo)
Técnico: Argel Fucks