Topo

Após 2 anos sem jogar, Victorino ganha vaga em momento chave do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

08/09/2014 06h00

Quando o Palmeiras estreou no Brasileirão, em abril, Victorino já não disputava uma partida de futebol há mais de um ano: 572 dias. O zagueiro, porém, ainda esperou mais para entrar em campo, e só fez o primeiro jogo oficial no último dia 20, diante do Sport. Agora, deve enfim conquistar uma vaga como titular no alviverde.

Após dois anos afastado dos gramados, menos de um mês após a primeira partida oficial, o uruguaio ganha a missão de ajudar a salvar o Palmeiras do rebaixamento, no ano de seu centenário. Se ainda existem fogueiras no futebol, poucas são maiores do que essa.

A entrada de Victorino na equipe não é planejada: o capitão Lúcio sofreu lesão na coxa na última quinta-feira, diante do Atlético-MG, pela Copa do Brasil; o substituto era Wellington, que deixou o gramado neste domingo, diante do Atlético-PR, logo aos quatro minutos da primeira etapa.

O uruguaio foi a campo na Arena da Baixada e deu conta do recado. Ao lado do argentino Tobio, ajudou a equipe a segurar o empate com um homem a menos – Josimar foi expulso. Agora, deverá ter sequência, pelo menos pelas próximas duas semanas.

“Pelo período parado, é natural que se crie uma expectativa. É um jogador experiente, vivido e maduro. Temos de ter cuidado com a próxima partida, mas espero que ele repita essa boa atuação que teve hoje. Foi fundamental, principalmente quando ficamos com um jogador a menos" Disse Dorival Júnior, após a partida.

O calvário de Victorino começou em 2012, quando defendia o Cruzeiro, e lesionou o tendão de aquiles. O defensor jogou algumas partidas no sacrifício a pagou o preço: ficou 2013 inteiro fora dos gramados. No Palmeiras, mesmo depois de curar a lesão, não conseguiu impressionar nem Gilson Kleina, nem Ricardo Gareca, e praticamente não entrou em campo.

A estreia veio no dia 30 de julho, diante da Fiorentina, e o primeiro jogo oficial quase um mês depois. Mesmo assim, o uruguaio ficou longe de assumir uma vaga como titular.

Wellington deve ser reavaliado nesta segunda-feira, mas a tendência é de que fique fora por pelo menos duas semanas; Lúcio deve ficar afastado por três.

Mesmo que volta ao banco de reservas após esse período, Victorino enfrentará uma sequência decisiva de jogos: o alviverde joga cinco vezes nos próximos 15 dias; dois jogos são contra adversários diretos na fuga do rebaixamento. Criciúma e Vitória.

O primeiro, contra os catarinenses, é nesta quarta-feira. Apesar dos dois anos parado, a passagem de Victorino pelo Palmeiras será definida nas próximas duas semanas.