Topo

Botafogo vende mandos de campo e terá que viajar quase 6,3 mil km em 7 dias

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/09/2014 06h07

Imerso a uma grave crise financeira, o Botafogo decidiu vender alguns de seus mandos de campo para conseguir dinheiro, destinado ao pagamento de dívidas com jogadores e comissão técnica. O clube chega a arrecadar até R$ 600 mil por jogo. Porém, o elenco submeteu-se a uma verdadeira maratona de aeroportos para tornar possível o objetivo. Prova disso é que em apenas sete dias, o Alvinegro terá que viajar 6.290 quilômetros.

O início das maratona teve início no último sábado, quando o Botafogo partiu para Belo Horizonte, local da partida contra o Atlético-MG. Foram 888km (ida e volta). Nesta terça-feira, a delegação seguirá para Brasília, com mais 2.296km. O calvário só chegará ao fim no domingo, quando retornará de Porto Alegre, onde medirá forças com o Internacional: mais 3.106km.

Para se ter uma ideia da distância, o total de quilômetros é quase suficiente para fazer uma viagem a Miami, nos Estados Unidos, partindo do Rio de Janeiro: cerca de 6.500. O cansaço, no entanto, não parece incomodar tanto, já que o Botafogo já vendeu outros dois jogos: contra Corinthians e Flamengo, que serão realizados em Manaus – 5.700 km para ir e voltar do Rio de Janeiro.

“O Botafogo gosta de jogar no Rio, porque tem o apoio do torcedor, mas tem momentos em que precisa se curvar diante de situações incômodas, como a financeira. É uma pena jogar fora do Rio, porque estamos readquirindo a confiança da torcida. A vitória é fruto do que acontece na atmosfera do estádio. Não se ganha só porque se joga bem ou melhor do que adversário. É preciso construir o ambiente ao longo da semana. O Botafogo é forte nos seus domínios e precisa ser também fora de casa”, disse o técnico Vagner Mancini sobre a venda dos mandos de campo.

A medida não chega a ser uma novidade no Botafogo. O primeiro jogo a ser negociado para uma outra praça foi o clássico contra o Fluminense. O Alvinegro decidiu tirá-lo do Maracanã e leva-lo para o estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida teve bom público e o clube faturou quase R$ 600 mil – além do triunfo dentro das quatro linhas, por 2 a 0.

E o Botafogo espera lucrar ainda mais com a partida contra o São Paulo, nesta quarta-feira. É sabido que o Tricolor tem grande torcida na capital brasileira, assim como o próprio Alvinegro. Neste cenário, a diretoria espera receber com bilheteria ainda mais do que teve direito no clássico com o Fluminense.