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Fla perde mais de R$ 3 milhões no Maracanã. E torcida terá de pagar conta

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/09/2014 06h00

A torcida do Flamengo foi convocada e fez sua parte. Nos últimos cinco jogos, atraída por um preço reduzido e pelo propósito de tirar o time de uma crise que chegou a deixar o time na lanterna da Série A, empurrou a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo e deu boa contribuição na arrancada que impediu uma eliminação na Copa do Brasil e deixou o time na metade de cima da tabela do Brasileiro. A lua de mel, no entanto, foi rompida na última segunda-feira. Tudo porque a diretoria empurrou para os fãs das arquibancadas uma conta cada vez mais difícil de fechar em jogos no Maracanã.

A cúpula do clube decidiu acabar com os preços promocionais e retomar os elevados valores de entradas das partidas no estádio para minimizar um prejuízo que já soma mais de R$ 3 milhões na metade da competição.

Apesar da boa arrecadação líquida de R$ 2,4 milhões nos jogos em casa, o Flamengo deixou de ganhar exatos R$ 3.348.165,74 - valor levantado pelo UOL Esporte nos borderôs das partidas disputadas pelo time no Maracanã no primeiro turno do Brasileiro.

Neste valor, que seria incluído inicialmente na renda líquida pertencente ao clube, mas acaba sendo repassado ao Consórcio, estão incluídos o montante referente ao aluguel do estádio (cerca de R$ 200 mil por jogo) e despesas operacionais extras (R$ 300 mil por jogo) que precisam ser pagas aos administradores do Maracanã.

O valor milionário é considerado um enorme prejuízo pela diretoria, que lamenta não ter um estádio próprio e se vê refém dos valores estipulados pela concessionária.

A torcida, claro, não gostou do novo aumento de preços e reclamou bastante nas redes sociais. Mas a diretoria tentou se defender e justificar a retomada de tal política na última segunda-feira.

Na visão do clube, é inviável manter preços promocionais durante todo o campeonato com o modelo adotado no Maracanã. No último sábado, por exemplo, 51.858 torcedores pagantes geraram uma renda bruta de R$ 1.756.965,00 no jogo contra o Grêmio. Mas apenas R$ 607 mil foram para os cofres do Flamengo. Segundo cálculos do clube, em uma arena particular, esse montante líquido poderia bater a casa de R$ 1,3 milhão.

Sem um estádio próprio, o clube se vê de mãos atadas e não consegue achar outra saída que não seja a de recuperar tamanho rombo em ingressos mais caros.

A diretoria se defendeu mais uma vez dizendo que os aumentos que variam de 25 a 50% não são tão altos e que os preços promocionais podem voltar em breve. Para que isso ocorra, o clube entende que precisa ter uma renda líquida maior que os gastos operacionais, o que não vinha acontecendo.