Topo

Cristaldo marca, Palmeiras bate Criciúma e se mantém fora do rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

10/09/2014 21h23

Depois de 81 minutos de muita marcação e poucas chances, o Palmeiras conseguiu balançar as redes e bateu o Criciúma por 1 a 0, neste quarta-feira, no Pacaembu.

A partida era uma oportunidade fundamental para que alguma das duas equipes se afastasse um pouco da zona do rebaixamento,e o Palmeiras levou a melhor. O argentino Cristaldo foi o herói do jogo, marcando seu primeiro gol com a partida do Palmeiras em um chute rasteiro, aos 36 minutos da segunda etapa.

Resultado afunda o Criciúma, mas alivia o Palmeiras. O alviverde vai a 21 pontos, e permanece fora da zona da degola. Já os catarinenses permanecem com 18, nas últimas colocações.

Fases do jogo: O Palmeiras começou o jogo com a mesma pegada mostrada no domingo, diante do Atlético-PR: marcação forte no campo de ataque, muita vontade e correria. O atacante Leandro teve boa chance logo com 14 minutos, mas bateu nas mãos de Luiz.

O goleiro Fábio, após boa atuação na Arena da Baixada, voltou a ser importante, com uma excelente defesa em cobrança de falta de Lucca. O alviverde, porém, piorou quando perdeu Tobio, que saiu lesionado aos 28 minutos.

Eguren entrou, Marcelo Oliveira foi para a zaga e o time passou a ter mais dificuldades saída de bola no meio campo. Leandro, que teve má atuação, quase entregou ao tocar mal para trás – Victorino fez a falta para evitar o desastre e levou amarelo.

No segundo tempo, mais do mesmo. O Palmeiras desperdiçou outra boa chance com Diogo, que bateu cruzado, para rebatida do goleiro Luiz. As duas equipes tiveram muita dificuldade para furar as defesas, com o alviverde passando a maior parte do tempo no campo de ataque. Quando teve contra-ataques, o time visitante parou novamente em Fábio, em noite inspirada.

No final do jogo, o argentino Cristaldo garantiu a alegria da torcida alviverde. Aproveitando sobra dentro da área, bateu rasteiro e incendiou a torcida, que cantou até o final da importante vitória no Pacaembu.

O melhor: Cristaldo (Palmeiras). Entrou na segunda etapa de um jogo muito truncado e marcou o gol, garantindo uma vitória importantíssima para o alviverde na sequência do Brasileirão.

O pior: Leandro (Palmeiras). Muito mal no jogo, desperdiçou a maioria das bolas que recebeu. Perdeu uma boa chance ao bater fraco, nas mãos de Luiz, dentro da área, e quase entregou um gol em um recuo na fogueira para Victorino. Muito vaiado, saiu no intervalo.

Chave do jogo: Marcação. Quando as duas equipes entram em campo dando prioridade à marcação cerradam, a tendência é que não haja muitas chances. O Palmeiras marcou mais à frente, e o Criciúma mais no campo de defesa. O jogo foi truncado. 

Toque dos técnicos: Dorival Júnior repetiu a equipe do domingo. Assim como na Arena da Baixada, viu seu time com uma postura combativa, mas sofrendo para criar jogadas ofensivas. Tentou lançar mão de Felipe Menezes, um meia de origem, e Cristaldo, um atacante, para melhorar as coisas na segunda etapa - o argentino decidiu o jogo. Gilmar Dal Pozzo entrou com a clara intenção de marcar e explorar os contra-ataques, e viu seu time, sem um centroavante, abusar das bolas alçadas na área.

Para lembrar:

Mais uma lesão: As contusões não dão trégua para o Palmeiras: desta vez, foi o argentino Tobio que sentiu uma fisgada na coxa e teve que ser substituído, ainda no primeiro tempo.

Recuperação: Fábio fez a segunda boa partida consecutiva com a camisa alviverde, e evitou um desastre no Pacaembu com duas belas defesas.

Portunhol: Na segunda etapa, Dorival Júnior gritou efusivamente instruções para  Cristaldo, que fez cara de quem não estava entendendo nada.


FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X CRICIÚMA

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data: 10 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Frederico Soares Vilarinho (ambos de MG)
Cartões amarelos:Victorino, Eguren, Cristaldo, Diogo (Palmeiras) Luís Felipe, Rodrigo Souza, João Vitor (Criciúma)
Gol: Cristaldo, 36’/2ºT (1-0)

PALMEIRAS: Fábio; Weldinho, Victorino, Tobio (Eguren) e Victor Luís; Marcelo Oliveira, Renato, Juninho (Cristaldo); Leandro (Felipe Menezes), Diogo e Henrique.
Técnico: Dorival Júnior

CRICIÚMA: Luiz; Luís Felipe, Fábio Ferreira, Ronaldo Alves (Gualberto) e Giovanni; Rodrigo Souza, João Vitor (Maurinho), Cleber Santana e Paulo Baier (Ricardinho); Lucca e Silvinho
Técnico: Gilmar Del Pozzo