Topo

Ex-Flu marca, Flamengo perde para Goiás e frustra torcida em Cuiabá

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/09/2014 23h53

O Flamengo foi recebido com festa em Cuiabá, contou com a maioria absoluta da torcida na Arena Pantanal, mas não correspondeu em campo nesta quarta-feira. O Rubro-negro até pressionou, mas esbarrou no goleiro Renan e viu o ex-tricolor Samuel marcar o gol da vitória do Goiás por 1 a 0. Foi a segunda derrota consecutiva dos comandados de Vanderlei Luxemburgo no Campeonato Brasileiro.

Com 25 pontos, os cariocas ocupam a 12ª colocação e ainda não consolidaram o afastamento da zona de rebaixamento. No domingo, o time recebe o Corinthians, às 16h, no Maracanã. Já o Goiás está com 27 pontos, ocupa o 9º lugar e enfrenta o Criciúma, domingo, às 18h30, no Heriberto Hulse.

Fases do jogo: Apoiado pela torcida, o Flamengo teve mais posse de bola e comandou as ações iniciais do confronto. Mas o time não traduziu a superioridade em gols e foi ameaçado de forma perigosa pelo Goiás em algumas oportunidades. Aos 41min, Paulo Victor precisou defender três vezes para evitar o tento Esmeraldino. Aos 47min, Eduardo da Silva arrematou para boa intervenção de Renan.

A segunda etapa começou com ótima oportunidade para o Flamengo. Logo no primeiro minuto, Everton recebeu na área e chutou cruzado. A bola raspou a trave esquerda. Aos 6min, Eduardo da Silva bateu de primeira para mais uma boa defesa do goleiro do Goiás. O Rubro-negro não marcou e abriu espaço para o Esmeraldino abrir o placar. Aos 25min, o ex-tricolor Samuel recebeu na entrada da área, aproveitou a bobeada da defesa e arrematou no canto de Paulo Victor. Foi o suficiente para garantir o triunfo diante de um Flamengo afobado e que não conseguiu empatar apesar da pressão.

O melhor: Renan - O goleiro do Goiás fez belas defesas e impediu o Flamengo de abrir o placar principalmente no começo do segundo tempo.

O pior: Marcelo - O zagueiro rubro-negro mais uma vez não fez uma boa partida. Ele se mostrou afobado nas disputas de bola e deu um bote desnecessário no lance que resultou no gol do Goiás.

Chave do jogo: O goleiro Renan parou o Flamengo, enquanto o ataque do Goiás aproveitou a pane da defesa rubro-negra para definir o confronto no segundo tempo.

Para lembrar: O Flamengo voltou a jogar em Cuiabá depois de 18 anos. A última partida havia sido contra o Grêmio em 1996, quando venceu por 2 a 0. Por sinal, o Rubro-negro estava invicto na capital do Mato Grosso antes desta derrota.

- Flamengo e Goiás se enfrentaram duas vezes neste Brasileiro. Em nenhuma das oportunidades, no entanto, o jogo ocorreu nas casas das equipes. No lugar de Maracanã e Serra Dourada, Mané Garrincha - no turno - e Arena Pantanal - nesta quarta - receberam as partidas. Ambas as equipes "venderam" o mando para lucrar com bilheteria em cidades de grande torcida.

- O público de 38.405 torcedores é o recorde da Arena Pantanal em jogos entre clubes. Com exceção da Copa do Mundo, o estádio de Cuiabá nunca havia recebido tantos expectadores para uma partida de futebol.

GOIÁS 1 X 0 FLAMENGO

Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Renda: R$ 1.904.830,00
Público: 33.278 pagantes; 38.405 presentes
Cartões amarelos: Não houve
Gol: Samuel, aos 25min do segundo tempo

GOIÁS
Renan; Valmir Lucas, Felipe Macedo, Jackson e Léo Veloso; David, Thiago Mendes, Tiago Real (Samuel), Murilo (Liniker) e Esquerdinha (Ramon); Erik
Técnico: Ricardo Drubscky

FLAMENGO
Paulo Victor; Leo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Recife (Mugni), Márcio Araújo (Gabriel), Canteros e Everton; Eduardo da Silva (Arthur) e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo