Topo

Lateral brilha, Santos sofre virada do Sport e mantém sina como visitante

Do UOL, em Santos (SP)

10/09/2014 22h55

O Sport contou com a grande atuação do lateral direito Patric, que marcou três gols como um autêntico centroavante dentro da área e garantiu a vitória dos pernambucanos diante do Santos por 3 a 1 nesta quarta-feira, na Arena Pernambucano, em Recife, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Santos, que iniciou o jogo com seu artilheiro no ano, Gabriel Barbosa, no banco de reservas, abriu o placar com Thiago Ribeiro, mas sofreu a virada para o Sport. Com isso, a equipe santista mantém a sina dos maus resultados fora de casa. Agora, são seis jogos e seis derrotas seguidas como visitante na competição – Fluminense (0 a 1), Internacional (0 a 1), Cruzeiro (0 a 3), São Paulo (1 a 2), Botafogo-RJ (0 a 1) e Sport (1 a 2).

A derrota em Recife é a primeira de Enderson Moreira no comando do clube paulista. Na próxima rodada, o Santos encara o Coritiba no próximo sábado, às 21h (de Brasília) na Vila Belmiro. No mesmo dia, o Sport enfrenta a Chapecoense, às 18h30 (de Brasília), fora de casa.

Fases do jogo: o Santos dominou o Sport no inicio de jogo. Com praticamente cinco jogadores no meio-campo, o time paulista teve mais posse de bola no setor e armou as jogadas de perigo. Em uma delas, Arouca, que atuou como terceiro volante, lançou Thiago Ribeiro, que abriu o marcador após driblar dois marcadores e chutar cruzado de perna direita. Leandro Damião quase ampliou de cabeça, mas Magrão impediu com uma linda defesa. Na sequência, o Sport empatou a partida em cabeça de Patric e equilibrou o jogo no final do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Sport voltou mais ofensivo. O técnico Eduardo Batista colocou o lateral direito Vitor na vaga de Érico Júnior e, por conta disso, deslocou o lateral Patric para o ataque. Com Wendel e, principalmente, Ibson, o time pernambucano criou muitas jogadas. Felipe Azevedo, Danilo e Patric receberam bons lançamentos dentro da área. Já Enderson Moreira tentou corrigir o esquema mais defensivo, com três volantes, colocou Gabriel Barbosa na vaga de Alan Santos. Gabigol marcou dois gols, mas os dois foram anulados pelo árbitro, pois estavam em posição de impedimento. Sendo assim, o Santos não conseguiu empatar o jogo.

O melhor: Patric – o lateral marcou três gols dentro da área. Além disso, deu trabalho para o setor esquerdo de ataque e defensivo do Santos. Patric também foi o responsável pelas jogadas de bola parada do Sport.

O pior: Érico Júnior – o meia-atacante errou muitos passes, se atrapalhou com a bola e era vaiado pela torcida do Sport sempre que dominava a bola. Foi substituído no intervalo.

Chave do jogo: Patric. A liberdade que o lateral teve em campo foi determinante para a virada do Sport. No intervalo da partida, o ala chegou a dizer que o técnico Eduardo Batista não gosta de seus exageros em apoiar ao ataque. No entanto, o treinador colocou Vitor na lateral no segundo tempo e fixou Patric como atacante. Ele marcou mais um gol como centroavante e garantiu a vitória do Sport.

Toque dos técnicos: Enderson Moreira sacou o artilheiro do time no ano, Gabriel Barbosa, e escalou a equipe com três volantes – Alan Santos, Souza e Arouca. O camisa 5 foi o mais ofensivo do trio, armou jogadas e foi o responsável pelo passe no gol de Thiago Ribeiro. Já Eduardo Batista escalou o Sport no 4-4-2 e deu bastante liberdade para Ibson se movimentar por todos os setores do campo. Patric, deslocado da lateral para o ataque, foi uma das virtudes do técnico.  

Para lembrar

Reclamação contra o juiz: A torcida do Sport nas arquibancadas da Arena Pernambuco e os jogadores em campo reclamaram muito da arbitragem. Os pernambucanos alegam que Ibson sofreu a falta no lance que originou no gol de Thiago Ribeiro. O juiz também foi pressionado por faltas não marcadas para os donos da casa.

Bronca do capitão: Edu Dracena deu uma bronca nos companheiros de equipe após o gol de empate do Sport. Isso porque Leandro Damião viu Thiago Ribeiro, lesionado, caído no gramado e não chutou a bola para fora. E o pior, o camisa 9 perdeu a bola e no contra-ataque saiu o gol dos pernambucanos.

Dois gols de Gabigol anulados: O atacante Gabriel Barbosa, que começou o jogo no banco de reservas, mesmo sendo o artilheiro do time em 2014, com 16 gols, entrou no segundo tempo e marcou dois gols. O árbitro alegou impedimento e anulou os dois.

FICHA TÉCNICA

SPORT-PE 3 X 1 SANTOS-SP


Campeonato Brasileiro
Data: 10 de setembro de 2014, quarta-feira, às 21h (de Brasília)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ-CBF-1).
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (RJ-ESP-1) e Wendel de Paiva Gouveia (RJ-CBF-2)
Gols: Thiago Ribeiro aos 24 minutos do primeiro tempo (Santos); Patric aos 40 minutos do primeiro tempo e aos sete e 44 do segundo tempo (Sport)
Cartões amarelos: Rene, Wendel, Danilo, Vitor e Ibson (Sport); Alan Santos (Sport)
Público: 14.856 pessoas
 
SPORT: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Ronaldo), Ibson (Augusto) e Érico Júnior (Vítor); Danilo e Felipe Azevedo
Técnico: Eduardo Baptista.
 
SANTOS: Aranha, Cicinho, David Braz (Serginho), Edu Dracena e Zé Carlos; Alan Santos (Gabigol), Souza, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Rildo) e Leandro Damião.
Técnico: Enderson Moreira