Topo

Palmeiras e Criciúma tentam se afastar da degola. Um não vai conseguir

Do UOL, em São Paulo

10/09/2014 06h00

Com 18 pontos, o Palmeiras é atualmente o “porteiro” da zona do rebaixamento no Brasileirão, na 16ª colocação. Com a mesma pontuação, o Criciúma vem logo atrás. Nesta quarta-feira, no Pacaembu, só um dos dois terá a oportunidade de se afastar um pouco das últimas colocações.

O alviverde terá sua segunda partida sob o comando de Dorival Júnior. Ao contrário do que vinha ocorrendo desde o final da Copa do Mundo, desta vez o time que começa a partida está bem definido: é o mesmo que treinou na segunda e na terça-feira.

O empate do domingo diante do Atlético-PR, com um jogador a menos durante boa parte da segunda etapa, deu novo ânimo ao time. Para Dorival, já é perceptível uma evolução.

“Acho que o Palmeiras deu um passo importante. Não se preocupou, jogou. Vi uma equipe vibrante, guerreira, com posse de bola, que muitas vezes teve o controle do jogo”, disse o comandante, após o jogo.

Em relação à equipe que começou o jogo na Arena da Baixada, só uma alteração: Wellington, com lesão no tendão de aquiles, dá lugar a Victorino. Fábio continua no gol; no meio de campo, Juninho segue improvisado na armação; no ataque, três jogadores ofensivos – Diogo, Leandro e Henrique.

Dorival ainda lida com desfalques importantes. Valdivia voltou a treinar com bola nesta segunda, e pode voltar ao time em dez dias. Fernando Prass deve demorar um pouco mais, entre três e cinco semanas. Wesley, Wendell e Lúcio ainda não tem prazo estabelecido para o retorno.

Criciúma

O Criciúma faz o segundo jogo sob o comando de Gilmar Dal Pozzo, que estreou com empate contra o Corinthians. Os catarinenses não vencem há nove rodadas no Brasileirão.

Os atacantes Zé Carlos e Souza foram vetados pelo departamento médico. O primeiro por conta de desgaste físico, e o segundo devido a um desconforto na coxa direita. Desta forma, o Criciúma encara o Palmeiras sem um centroavante de ofício.

O zagueiro Alcides, com lesão muscular na coxa, também não joga. Em contrapartida, o lateral esquerdo Cortez e o volante Serginho voltam ao time depois de cumprirem suspensão contra o Corinthians.

“Vamos começar o segundo turno em um jogo fora de casa, contra um adversário direto, então a gente não pode vacilar mais. Se você analisar o grupo do Criciúma hoje, você vê jogadores de nome, experientes, buscando seu espaço. Acho que cada um tendo sua autocrítica, sua avaliação nesse primeiro turno, no segundo será melhor”, avalia o goleiro Luiz.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CRICIÚMA

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data: 10 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Frederico Soares Vilarinho (ambos de MG)

PALMEIRAS: Fábio; Weldinho, Victorino, Tobio e Victor Luís; Marcelo Oliveira, Renato, Juninho; Leandro, Diogo e Henrique.
Técnico: Dorival Júnior

CRICIÚMA: Luiz; Luís Felipe, Fábio Ferreira, Ronaldo Alves e Giovanni; Rodrigo Souza, João Vitor, Cleber Santana e Paulo Baier; Lucca e Silvinho
Técnico: Gilmar Del Pozzo