Topo

Petros coroa dia festivo com gol e garante vitória simples do Corinthians

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 21h24

A quinta-feira foi de comemoração dupla para Petros. Horas depois de ter a pena de agressão reduzida de 180 dias para três partidas, o meia do Corinthians foi o autor do gol da vitória contra o Atlético-MG, no Itaquerão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Liberado para atuar pelo fato da decisão judicial ser publicada somente no dia seguinte, o destaque do confronto agora cumpre a punição definitiva do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) nos confrontos contra Flamengo, Chapecoense e São Paulo. Como recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Atlético, Petros também ficará de fora da partida diante do Figueirense.

Petros não viajou ao Rio de Janeiro para se defender da pena imposta pela trombada no árbitro Raphael Claus em duelo contra o Santos, dia 10 de agosto, na Vila Belmiro. Ele ficou na concentração com o time à espera da decisão. Foi uma bela decisão do Corinthians que agora pula para a terceira colocação do Brasileiro, com 36 pontos, três atrás do vice-líder São Paulo. O Atlético-MG segue em oitavo, com 30.
 
O alívio da torcida corintiana é grande já que o time volta a vencer após três jogos no Brasileiro – dois empates e uma derrota -. A melhor defesa do campeonato prevaleceu novamente e impulsionou o time ao triunfo.   
 
O resultado do Corinthians se torna ainda mais expressivo pelo fato de Mano Menezes ter colocado Guerrero no banco de reservas. O atacante foi poupado por conta do cansaço acumulado após jogar os 90 minutos de dois jogos com a seleção do Peru em uma semana e retornado ao Brasil somente na véspera do confronto. O uruguaio Lodeiro também começou o jogo no banco. Gil e Elias, que viveram o mesmo problema por estarem com a seleção brasileira nos Estados Unidos até quarta-feira começaram jogando, assim como Diego Tardelli, do Atlético-MG.   
 
Fases do jogo:
Se engana quem pensa que o Corinthians teve o domínio na partida. O Atlético-MG, principalmente nos minutos iniciais exerceu pressão no campo de ataque e teve duas boas chances em cabeçada de Jô defendida por Cassio e um chute de fora da área de Luan.
 
O Corintians sofria com Romero isolado e sem ter a posse da bola. O que pesou em favor do time mandante foi a eficiência. Na primeira boa oportunidade com troca de passes, penetração de volantes e meias, saiu o gol. Romero recebeu pela esquerda da área e cruzou rasteiro para Petros marcar.
 
Os donos da casa atuaram constantemente com dez jogadores atrás da linha da bola, somente com Romero à frente, mas sofreram sem a força nos contra-ataques principalmente pelos erros de Elias em passes vitais e a má atuação de Luciano, errando passes fáceis e sem ganhar duelos individuais.
 
O Atlético-MG também sofria, pois Diego Tardelli parecia sem força para jogar atrás dos volantes corintianos, exercendo a já característica função de meia sob o comando de Levir Culpi. A dificuldade era tanta que na volta do intervalo o treinador sacou o atacante revelado na base, Carlos, e colocou Guilherme para jogar no papel do 10. Tardelli foi atuar com liberdade na frente, explorando mais o lado direito da defesa corintiana.
 
A armação atlética foi a grande dificuldade enfrentada pelo time mineiro na partida.Desde o começo foram três atacantes em campo com pouca ajuda de volantes e laterais. Assim, foi presa fácil para a melhor defesa do campeonato.
 
O jogo permaneceu bastante equilibrado na maior parte do tempo muito por conta da falta de ousadia do Corinthians. Só que um bom lance de contra-ataque no segundo tempo, Renato Augusto acertou um chute com pouco ângulo no travessão.
 
Para o trecho final da partida, Guerrero já estava em campo ao substituir o sacrificado Romero. O Corinthians seguiu atuando da mesma maneira. A tranquilidade da segundo tempo foi tanta, que Cassio sequer fez alguma defesa difícil.    
 
O pior: Levir Culpi merece o posto pela inoperância ofensiva do Atlético-MG. O treinador tentou de poucas formas arrumar o defeito. Adiantou Tardelli, ao colocar Guilherme na armação e tirar o rápido ponta Carlos. As alterações finais, no entanto, foram catastróficas, tendo trocado um “9” por outro, saindo Jô e entrando André, e sacado o volante Leandro Donizete para a entrada de outro, Eduardo. Este último com característica mais ofensiva, mas sem um posicionamento mais à frente em campo.
 
O melhor: O Corinthians teve belas atuações da dupla de zaga, Renato Augusto e Romero. Só que o mérito maior da vitória é mesmo de Petros. O meia ajudou muito na marcação e foi o elemento surpresa na área no gol. Certamente fará muita falta durante a ausência.
 
Toque do técnico: Mesmo sem Guerrero, Mano Menezes manteve um posicionamento padrão no Corinthians ao colocar Romero como centroavante. Desta forma, a equipe não ficou desestruturada e soube conduzir quase toda a partida da maneira que bem quis. A escolha também deu certa por conta da boa atuação do paraguaio que ganhou muitos confrontos pelo alto contra os atleticanos.  
 
Para lembrar:
Atraso da Fiel: O jogo foi marcado às 19h30 e deu trabalho para os torcedores. O local em que fica a principal torcida organizada corintiana estava vazio até o início do confronto. A demora de diversos torcedores a chegar foi tanta que boa parte deles perdeu o gol de Petros.
 
Doutor Osmar: A torcida corintiana fez homenagem ao corintiano declarado Osmar de Oliveira, morto há dois meses. Uma bandeira com a imagem do médico e comentarista esportivo foi estampada na arquibancada. 
 
Desfalques:  técnico Levir Culpi tem um time inteiro de jogadores machucados, Giovanni, Réver, Emerson, Pedro Botelho, Lucas Cândido, Pierre, Josué, Rafael Carioca, Marion, Maicosuel e Dátolo..
 
FICHA TÉCNICA
Data: 11/09/2014
Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo
Horário: 19h30
Árbitro: Dewson Fernando de Freitas da Silva (PA) - ASP/Fifa
Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Heronildo S. Freitas da Silva (PA)
Cartões: Petros (Corinthians)
Gols: Petros, aos 13min do 1º tempo
 
CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros (Bruno Henrique) e Renato Augusto; Luciano (Malcon) e Ángel Romero (Guerrero)
Técnico: Mano Menezes
 
ATLÉTICO-MG
Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Emerson Conceição; Claudinei, Leandro Donizete (Eduardo), Guilherme e Luan; Carlos (Guilherme) e Jô (André)
Técnico: Levir Culpi