Topo

Lesões desmontam Palmeiras, que corre risco de ficar sem zagueiros

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 06h00

Nas últimas três partidas – derrota para o Atlético-MG, empate com o Atlético-PR e vitória sobre o Criciúma – o Palmeiras teve três zagueiros lesionados. Primeiro foi Lúcio, depois Wellington. Nesta quarta, foi a vez de Tobio: o argentino sentiu uma fisgada na coxa, e será reavaliado, mas deve desfalcar a equipe. Sem ele, o alviverde corre o risco de ficar sem zagueiros

Com a lesão no Pacaembu, dos seis zagueiros do elenco, quatro estão contundidos. Apenas Victorino e Gabriel Dias tem condições de jogo. Lúcio, Wellington, Tobio e Thiago Matins ficam no estaleiro.

Victorino mostrou segurança nas últimas duas partidas, mas já teve problemas com lesões sérias na carreira – chegou a ficar praticamente dois anos sem jogar, e fez a primeira partida oficial pelo Palmeiras há menos de um mês. Gabriel Dias tem apenas 20 anos, e pouquíssima experiência entre os profissionais.

Com isso, Dorival Júnior deve ter dores de cabeça para armar a defesa nos próximos jogos. Em caso de nova lesão, pode não ter dois jogadores da posição para colocar em campo – o volante Marcelo Oliveira pode ser improvisado no setor, mas também deixou o Pacaembu com dores musculares.

Não é só na defesa que há problemas – Fernando Prass, um dos principais líderes da equipe, se recupera de cirurgia no cotovelo, e ainda deve levar pelo menos três semanas para voltar. Sua ausência custou caro ao time: o jovem Fábio teve uma sucessão de falhas que comprometeram os resultados sob o comando de Ricardo Gareca.

A criação no meio de campo também é um problema no Palmeiras – nesta quarta, o goleiro do Criciúma fez apenas duas defesas importantes. Aqui, também, jogadores importantes estão no departamento médico.

Dentre os capazes de armar as jogadas no alviverde que estão fora de combate ficam Wesley, Valdivia e Allione. O argentino pode voltar a ser relacionado no sábado, diante do Fluminense; o chileno só volta a partir do dia 17, data da partida diante do Flamengo.

A situação do volante é mais complicada: além da lesão (não há data marcada para retorno), não chegou a um acordo para renovar seu contrato, que vence em fevereiro de 2015, e está livre para assinar com qualquer outro clube.

Com a vitória sobre o Criciúma, o Palmeiras se manteve fora da zona do rebaixamento. Com 21 pontos, ocupa a 15ª colocação.