Topo

Líder Cruzeiro encara desfalcado Bahia por maior série invicta no Mineirão

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

11/09/2014 06h00

Na expectativa pelo retorno dos atletas que estavam com a seleção, como a dupla Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, o Cruzeiro pode alcançar a maior sequência invicta atuando no Mineirão, diante do Bahia, nesta quinta-feira, às 20h30, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para melhorar a situação para os donos da casa, o time baiano, que luta para deixar a zona de rebaixamento, entrará em campo bastante desfalcado.

Campeão simbólico do primeiro turno, o Cruzeiro segue isolado na liderança do Brasileirão com 43 pontos e forte candidato ao bicampeonato consecutivo. Com apenas 17 pontos (30% de aproveitamento), o Bahia inicia o returno pressionado a deixar a zona de rebaixamento.

O Cruzeiro poderá alcançar um novo recorde. Se vencer os baianos, o time celeste chegará a 22 jogos de invencibilidade no Mineirão, a maior sequência sem perder desde a reinauguração do estádio, no início de 2013. No ano passado, a equipe de Marcelo Oliveira ficou 21 partidas sem ser derrotada no Gigante da Pampulha.

Os jogadores contam com o apoio da torcida para manter os 100% de aproveitamento no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro – são sete triunfos no estádio. “A torcida nos incentiva e está sempre presente no Mineirão. Temos tido bons resultados que nos ajudaram bastante e jogo a jogo tentamos manter o ritmo, fazer bons jogos e manter o bom retrospecto no Mineirão”, afirmou.

O Bahia se apega no passado para tentar protagonizar uma nova zebra. O último time a vencer o Cruzeiro no Mineirão foi justamente o tricolor baiano, pela 37ª rodada do Brasileirão de 2013. Na época, os baianos brigavam contra a queda e escaparam graças à vitória sobre o líder, colocando ‘água no chope’ na comemoração do tricampeonato cruzeirense.

O Cruzeiro conta com o retorno de Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Lucas Silva e Alisson, que estavam com a seleção brasileira principal e sub-21. Os atletas passarão por avaliações na tarde desta quinta-feira e, se estiver tudo bem, vão para o jogo.

O desejo de contar com os jogadores se deve ao fato de ser uma semana decisiva para o Cruzeiro. O time celeste enfrentará o Bahia e depois pega o São Paulo no próximo domingo, às 16h, no Morumbi. A intenção é de manter a distância de sete pontos para chegar em posição confortável para o jogo com os paulistas.

O Cruzeiro terá dois desfalques. O zagueiro Dedé não pode jogar por causa do terceiro cartão amarelo e será substituído por Manoel. Já o lateral-esquerdo Samudio sofreu uma lesão no joelho esquerdo e ficará dois meses afastado dos gramados. Ceará é o substituto mais provável, mas seguirá como dúvida até o início da partida.

A situação do Bahia é mais complicada que a do Cruzeiro. O técnico Gilson Kleina não pode contar com nove jogadores e, por isso, terá de mudar o esquema da equipe, que atuará no 4-3-3, já que precisa de uma vitória para escapar da zona de rebaixamento.

Na defesa, o técnico não poderá contar com Roniery, lesionado, e Pará, suspenso. Já no meio-campo volta a figurar o antigo trio de volantes formado por Fahel, Rafael Miranda e Léo Gago. Isso porque o treinador não terá Uelliton, Marcos Aurélio e Lincoln, além dos atacantes Diego Macedo, Kieza, Jeam e Henrique.

CRUZEIRO x BAHIA

Data: 11/9/2014 (quinta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Cicero Alessandro de Souza (MS)
 
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Ceará (Willian Farias); Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Marlone) e Ricardo Goulart (Júlio Baptista); Willian e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
 
Bahia
Marcelo Lomba; Railan, Lucas Fonseca, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Rafael Miranda e Léo Gago; Rafinha, Rhayner e Maxi Biancucchi
Técnico: Gilson Kleina