Topo

Robinho faz golaço de cobertura e lidera Santos em vitória sobre o Coritiba

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 22h53

O dia 19 de maio de 2010 se passou há mais de quatro anos, mas o torcedor do Santos sentiu, neste sábado, como se estivesse vivendo novamente naquele tempo, pelo menos por alguns momentos. Mais precisamente, aos 38 minutos do 1° tempo do duelo com o Coritiba. É que naquele minuto Robinho recebeu cara a cara com o goleiro Vanderlei e tocou de cobertura, marcando um golaço. Como aquele contra o Grêmio, em 2010, pelas semifinais da Copa do Brasil. A este gol, somou-se outro bonito, de Lucas Lima, e o Santos bateu o Coxa por 2 a 1 na Vila Belmiro, pela 21ª rodada do Brasileiro.

O Santos atual não briga pelo título brasileiro no momento, como aquele de 2010 conseguiu a Copa do Brasil. Mas o golaço de Robinho não só fez o torcedor santista relembrar épocas melhores, como deu esperança de que com o jogador da seleção brasileira o time pode melhorar no campeonato. O Santos sobe momentaneamente para 9ª posição com os três pontos conquistados (foi a 29). Já o Coritiba se mantém na zona de rebaixamento, com 20 pontos, na 17ª posição.

Fases do jogo: O primeiro tempo definiu o placar na Vila Belmiro e praticamente todas as emoções do duelo ocorreram nesta etapa. Aos 12 minutos, Lucas Lima mostrou o lado bom de ser o único meia do time: recebeu de Gabriel livre, praticamente no meio campo, e arrancou. Encontrou um vazio, já que os volantes e defensores do Coritiba preferiram cercar os três atacantes do Santos. Lucas então avançou e bateu forte e alto para vencer Vanderlei. 

O Coritiba passou a atacar mais, e aos 20 minutos chegou a marcar, com Luccas Claro. Em um primeiro momento, o árbitro validou o gol; mas foi avisado em seguida pelo assistente de que Zé Eduardo, após desvio na cobrança de escanteio, estava impedido. Como a bola foi em sua direção antes de sobrar para Luccas, o gol foi anulado.

Se o lance não foi o fim da esperança do Coritiba, isso ocorreu oito minutos depois, quando Damião roubou bola no meio e achou Gabriel, que esperou o último zagueiro do Coxa cercá-lo para encontrar Robinho. O atacante, então, tocou de cobertura e saiu para dançar na comemoração. Isso tornou o 2° tempo morno. O Santos chegou a criar boas oportunidades, mas errou sempre o passe final. Já o Coritiba pareceu aceitar a derrota e só apareceu na frente quando Dudu, já no final do jogo, arriscou chute de fora da área; a bola desviou em Edu Dracena e enganou Aranha. Mas foi só.

O melhor: Robinho - Sim, ele marcou um golaço. Mas no lado ofensivo, mais do que isso, mostrou por que é a esperança do Santos no campeonato. Todo lance em que pegou na bola criou algo de interessante, mesmo com Leandro Damião novamente mal e Gabriel abaixo de seu normal. Claro, para a alegria da torcida, as pedaladas apareceram, e de forma positiva, não só plástica. Mas o atacante também foi um dos que mais desarmou no jogo (37 no total da equipe), cobrindo o meio de campo que possui apenas um jogador (Lucas Lima). Foi assim que o pênalti que sofreu mas não foi marcado surgiu no primeiro tempo.

O pior: Leandro Damião - Sem Thiago Ribeiro, com dores nas costas, Damião se manteve no time, com Gabriel e Robinho pelos lados do ataque. Tirando uma cabeçada sem perigo na etapa inicial e um chute em contra-ataque na final, o atacante fez a torcida santista até sentir saudades de Zé Eduardo, que criou boas chances no ataque do Coritiba - com direito até a drible da vaca sobre Zé Carlos. 

Chave do jogo: O contra-ataque santista. Apesar de jogar em casa, o time não tomou a iniciativa, deixando o Coritiba criar bons ataques no começo do jogo. E assim construiu os dois gols da vitória: no primeiro, Gabriel tocou rápido para Lucas Lima após roubo de bola - o meia avançou pelo meio, livre, e bateu forte; no segundo, Damião achou Gabriel sozinho com passe longo, e o atacante só rolou para Robinho aumentar o placar, com apenas um zagueiro do Coritiba perdido no lance.

Para lembrar: Robinho chegou a 98 gols pelo Santos. Ele é o 23° maior artilheiro da história do clube, com seus gols divididos em três passagens: de 2002 a 2005, 2010 e a atual.

A cavadinha no gol de Robinho não foi sua única no jogo. No segundo tempo, ele deu um chapéu usando a mesma cavadinha para cima de Luccas Claro. O ataque foi interrompido após Lucas Lima errar passe.

Torcedores e conselheiros do Santos prometeram protestos neste sábado contra o presidente Odílio Rodrigues, que declarou durante a semana que tinha vergonha da Vila Belmiro. Antes do jogo, uma torcida organizada chegou a cantar contra o presidente. Durante a partida, porém, não foram ouvidos gritos nem vistas faixas com o tema.

SANTOS 2 X 1 CORITIBA

Data e horário: 13 de setembro de 2014, sábado, às 21h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ-Fifa)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ-Fifa) e Rodrigo F Henrique Correa (RJ)
Público: 7.075 pagantes
Cartões amarelos: Carlinhos, aos 6 min do 1°t, Hélder, aos 7 min., Zé Eduardo, ao 16 min. do 2°t (CTB); Alison, aos 28 min. do 1°t, Cicinho, aos 15 min., Leandro Damião, aos 29 min., David Braz, aos 32 min. do 2°t (SAN)
Gols: Lucas Lima, aos 12 min., Robinho, aos 38 min. do 1° t (Santos); Dudu, aos 42 min. do 2°t (CTB)

SANTOS: Aranha; Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Zé Carlos; Alison, Arouca e Lucas Lima (Geuvânio, aos 39 min. do 2°t); Gabriel (Rildo, aos 24 min. do 2°t), Robinho e Leandro Damião (Souza, aos 30 min. do 2°t)
Técnico: Enderson Moreira
 
CORITIBA: Vanderlei; Ivan, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder (Dudu, aos 17 min. do 2°t), Rosinei, Elber (Douglas, aos 33 min. do 2°t) e Robinho (Joel, no intervalo); Gil e Zé Love
Técnico: Marquinhos Santos