Topo

Vergonha e amor pela Vila deixam clima tenso para Santos e Coritiba

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

13/09/2014 06h00

O jogo entre Santos e Coritiba neste sábado, às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, seria apenas um jogo comum, sem rivalidade, para o alvinegro praiano. No entanto, o palco da partida deixou o clima tenso entre os torcedores e o presidente do clube, Odílio Rodrigues.

Isso porque grande parte da torcida está revoltada com o dirigente que, em entrevista ao programa Bate-Bola, da ESPN Brasil na noite da última terça-feira, confessou que tem vergonha da Vila Belmiro. Sem saber que estava ao vivo, o cartola ainda disse que o estádio é ultrapassado e não oferece segurança.

A declaração de Odílio caiu como uma bomba no clube. Conselheiros e torcedores não concordaram e prometem protestar antes, durante e depois da partida contra o Coritiba.

Grupos de oposição, como a associação “orgulho de ser Santos”, fazem apelos nas redes sociais e por e-mail para convocar os torcedores a demonstrar seu amor pela Vila neste sábado. “Diante dos fatos mais recentes, principalmente envolvendo a Vila Belmiro, gostaríamos de nos posicionar e convocar o verdadeiro santista!Lembrando que esse pedido não é nenhum ato Político e sim um momento critico em que o time vem passando”, cita um dos apelos na internet.

Segundo os grupos de oposição do Santos, o protesto não terá caráter político e ganhou força de forma espontânea. Os quatro grupos de oposição mais conhecidos do clube (Terceira Via Santista, Tradição Santista, Santo Sempre Santos e Resgate Santista) devem se unir para mostrar a força da Vila.

"Diversas pessoas estarão presentes e vão levar faixas. Não é nada direcionado de ninguém, é espontâneo. Virou algo espontâneo, nem sei quem está organizando", disse o conselheiro Orlando Rollo, um dos lideres da Terceira Via Santista.

"O Odílio Rodrigues anda falando muita besteira, e boca fechada não entra mosquito da dengue. Estou fazendo alusão de quando ele foi secretário de saúde e proliferou a dengue na cidade", completou.

Nesta sexta-feira, os muros da Vila Belmiro amanheceram pichados com a seguinte frase: "Raça. Honrem a camisa. Libertadores (é) obrigação". O clube providenciou a pintura rapidamente para tirar o protesto.

O clima tenso chegou até comissão técnica e jogadores. No último treino antes do jogo, Enderson Moreira fechou os portões para a imprensa por 40 minutos devido a uma reunião secreta com os jogadores. Após a atividade, ele tentou amenizar a pressão da torcida prometendo uma vitória na Vila.

“O torcedor é emoção, o torcedor quer vitórias, nem sempre isso é possível, Com certeza um vai ser campeão e vai ter 19 que não vão conseguir, quatro vão ser rebaixados. O importante é buscar as vitórias, tudo que acontece a gente tem que ter cabeça fria para concentrar, se conseguirmos as vitórias o torcedor passa a acreditar mais”, afirmou Enderson.

Dentro de campo, o técnico faz mistério em relação ao time titular. O treinador não divulgou qual será o trio de ataque. Gabriel Barbosa e Thiago Ribeiro brigam por uma vaga, já que Leandro Damião e Robinho são titulares absolutos sob o comando do novo treinador. No meio-campo, Alison e Souza disputam uma vaga para saber quem formará a dupla de volantes com Arouca.   

O lateral esquerdo Mena sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita no amistoso da seleção do Chile contra o México e desfalcará o Santos novamente. Com isso, Zé Carlos segue como titular no setor.

Na zona do rebaixamento, o clima interno do Coritiba também não é bom. Nesta semana, Zé Love cobrou a diretoria e disse que diversos jogadores não têm condições de ficar tanto tempo sem receber salário, já que precisam arcar com aluguéis e parcelas de carros, por exemplo.

FICHA TÉCNICA: SANTOS-SP X CORITIBA-PR

Data e horário: 13 de setembro de 2014, sábado, às 21h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ-FIFA)
Assistente: Rodrigo Pereira Joia (RJ-FIFA) e Rodrigo F Henrique Correa (RJ-ESP-1)
 
SANTOS: Aranha; Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Zé Carlos; Alison (Souza), Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Gabriel), Robinho e Leandro Damião
Técnico: Enderson Moreira
 
CORITIBA: Vanderlei; Reginaldo, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Elber e Robinho; Martinuccio e Zé Love (Joel)
Técnico: Marquinhos Santos