Topo

Everton Ribeiro trava duelo à parte com Ganso por posto de melhor 'garçom'

Do UOL, em Belo Horizonte

14/09/2014 06h05

Principal articulador de jogadas do líder Cruzeiro, o meia Everton Ribeiro travará um duelo à parte com Paulo Henrique Ganso no duelo com o São Paulo, vice-líder, neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois jogadores são os maiores responsáveis por deixarem os companheiros na cara do gol. Everton Ribeiro, que foi eleito o craque do Brasileirão 2013, é o maior garçom da atual competição com oito assistências. Ganso, que vive a melhor fase desde 2010, vem logo atrás na disputa com sete passes para gol.

Eles também disputam uma vaga na seleção brasileira, em que Everton Ribeiro, convocado por Dunga recentemente, está em vantagem. O técnico Marcelo Oliveira pede atenção especial com o camisa 10 do São Paulo.

“Eles são um pouco diferentes. São dois jogadores criativos, que acham solução em todas as jogadas e por isso servem muito bem aos seus colegas. O Ganso é um pouco mais cadenciado, mas é muito decisivo. O Everton é um jogador com um pouco mais de mobilidade, velocidade. Acho que cabe ao Cruzeiro neutralizar essa jogada do Ganso porque aí pode sair os grandes lances do São Paulo”, alertou o treinador.

O confronto deste domingo reunirá não apenas os dois melhores times do Brasileirão, mas também os melhores ataques da competição. Os mineiros já marcaram 43 gols, enquanto os paulistas balançaram a rede em 35 oportunidades, o que cria a expectativa de um jogo aberto no Morumbi.

O ponto forte das duas equipes está na linha de frente. Enquanto o São Paulo conta com Ganso, Kaká, Alan Kardec e Alexandre Pato, o Cruzeiro tem atletas atravessando o melhor momento da carreira, casos de Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno.

Os dois times atuam praticamente no mesmo sistema de jogo e o ponto forte é o quarteto ofensivo. O do tricolor mais dependente das individualidades de seus jogadores, enquanto o do Cruzeiro funciona melhor coletivamente e tem mais opções, como Marquinhos, Willian, Alisson, Marlone, Dagoberto e Júlio Baptista.

“São jogadores técnicos, criativos e decisivos. O São Paulo tem jogadores muito experientes, com rodagem. E o Cruzeiro vem muito bem desde o ano passado com esses jogadores. É um futebol moderno, de recomposição com jogadores técnicos, e quando tem a bola certamente sai boas jogadas”, ressaltou.

Dedé também vê bastante semelhanças entre as duas equipes. “É um futebol parecido com nosso, envolvente. A gente tem que ter atenção. Se eles chegarem na cara do gol, não vão desperdiçar. Então, requer atenção dobrada”, disse.

O zagueiro ainda destacou a boa fase dos jogadores de frente e do time tricolor, que não perde há oito rodadas. “Tem o Ganso, que está voltando a jogar muito bem, o Pato também está voltando ao bom futebol, está se readaptando ao futebol brasileiro. O Souza no último jogo fez dois gols. Temos que nos preocupar com o elenco todo”, disse Dedé.