Topo

Fred dobra média de gols, supera pressão e já fala em volta à seleção

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/09/2014 06h00

Fred é só sorrisos. O fracasso na Copa do Mundo e a enorme pressão pelos poucos gols com a camisa da seleção brasileira já não mexem mais com a cabeça do atacante do Fluminense. Pelo contrário. A fase ruim que gerou uma enxurrada de críticas serviu de motivação e virou a “maré” do camisa 9 tricolor.

E os números provam o novo momento. No período pós-Copa, Fred dobrou sua média de gols no Campeonato Brasileiro, marcando cinco gols em sete jogos – antes foram dois gols em cinco partidas no período da competição antes do Mundial.

“A pressão aumentou muito porque eu atuo aqui no Brasil. Foi uma carga muito forte mesmo. Mas isso está superado. E na verdade, tudo isso me motivou. Foi gostoso. As brincadeiras motivam, a vaia, a pressão. Entendi que seria um processo devagar e estou levando muito bem”, comentou Fred.

A fase já é tão tranquila que o atacante voltou a falar em um assunto que antes lhe causava dores de cabeça: seleção brasileira.

Em alta após marcar dois gols e comandar a vitória do Fluminense sobre o Palmeiras, Fred se colocou à disposição do técnico Dunga.

“Estou focado no Fluminense, mas penso. Se aparecer oportunidade, vou tranquilamente. É um orgulho ir para a seleção. Não sei como seria, até pela idade [30 anos]. Mas ainda tem Copa América, Eliminatórias. Me prontifico a ajudar”, disse.

De ânimo renovado, Fred ainda alcançou uma marca histórica neste último sábado. Com os dois gols marcados, ele se igualou a Preguinho como o sétimo maior artilheiro da história do Fluminense - total de 128 gols. "É uma honra muito grande. O Preguinho é um nome que marcou a história do clube e da seleção. Acho que vai demorar para alcançar o sexto colocado [Russo, com 149 gols], mas seguirei tentando fazer o melhor para o clube".

E a próxima quarta-feira será um dia importante para Fred tentar alcançar novos objetivos. Pela manhã, ele acompanhará a convocação de Dunga para os amistosos da seleção nos dias 11 (Argentina) e 14 de outubro (Japão). Às 19h30, ele defende o Fluminense diante do Vitória, no Barradão, para elevar sua média de gols no Brasileiro e aumentar as credenciais na busca por um retorno ao time nacional.