Topo

Inter recebe o Botafogo para 'aliviar' Abel Braga e acalmar a torcida

Abel Braga pode perder o emprego em caso de derrota do Inter - Jeremias Wernek/UOL
Abel Braga pode perder o emprego em caso de derrota do Inter Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/09/2014 06h00

O clima tenso tomou conta do Beira-Rio na última semana. Após a derrota para o Figueirense no final de semana passado e para o Vitória na quarta-feira, os torcedores perderam a paciência com o time. Protesto na chegada da delegação a Porto Alegre, nova manifestação durante o treinamento de sábado e muita cobrança para os jogadores, direção e comissão técnica. Neste domingo, o objetivo único do Colorado é vencer o Botafogo, às 16h, para acalmar a torcida e reduzir a pressão sobre o técnico Abel Braga.

O treinador é um dos principais alvos dos aficionados. Os torcedores pedem a demissão do comandante, garantido pela diretoria. No entanto, o discurso de total segurança dos homens que representam o futebol do clube já não é o mesmo. Todos reconhecem o momento delicado e existe a possibilidade da situação se tornar insustentável em caso de derrota.

Mas o elenco sequer pensa em tal possibilidade. Os jogadores, descontentes com a série de infortúnios, reconhecem o direito da torcida em cobrar, até porque nenhum protesto teve violência ou vandalismo. E querem trazer os aficionados de novo para o lado do time.

"Vai ser um jogo difícil, o Botafogo não está em um momento legal, mas será um grande jogo. É complicado. A torcida tem todo direito de reclamar, mas vamos trazer eles para o nosso lado de novo com uma vitória", disse o lateral esquerdo Alan Ruschel, que atua na vaga de Fabrício, suspenso.

Os números provam o momento de dificuldade do Inter. São três derrotas seguidas em casa, queda também como visitante no último jogo e eliminações recentes na Copa do Brasil e na Sul-Americana. Além disso, o time perdeu a vice-liderança do Brasileiro e se não vencer pode cair fora do G-4.

Em campo, o time vermelho não contará com Juan e Willians, lesionados. Fabrício, suspenso, também não joga. E Gilberto, como pertence ao Botafogo, não poderá entrar atuar.

Enquanto isso, o Botafogo luta para se distanciar da zona de rebaixamento. Atualmente, o time carioca soma 22 pontos e ocupa a 14ª posição. Caso perca para o Inter e Coritiba, Chapecoense e Palmeiras vençam, é o alvinegro que termina a rodada na zona de queda.

O Botafogo tem uma série de desfalques. Edílson não se recuperou das dores na coxa direita e no púbis. Por isso dará lugar a Dankler. Na esquerda, Junior Cesar será substituído por Julio Cesar. No meio-campo, Airton está suspenso e Bolatti não pode atuar porque pertence ao Internacional. Rodrigo Souto foi o escolhido para atuar. Já no ataque, Emerson Sheik não se recuperou da amigdalite e dará lugar a Rogério.

INTERNACIONAL X BOTAFOGO

Data: 14/09/2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos e Adson Márcio Lopes Leal (ambos baianos)

Internacional
Dida; Diogo, Paulão, Ernando e Alan Ruschel; Wellington, Aránguiz, Jorge Henrique (Alan Patrick), D'Alessandro e Alex; Wellington Paulista.
Técnico: Abel Braga

Botafogo
Jefferson; Dankler, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Rodrigo Souto, Gabriel, Ramirez e Zeballos; Rogério e Wallyson
Técnico: Vágner Mancini