Topo

Cruzeiro repete campanha de 2013 e aposta no Mineirão para ampliar vantagem

Do UOL, em Belo Horizonte

15/09/2014 06h00

Depois de 12 rodadas de invencibilidade, o Cruzeiro voltou a perder no Brasileirão e viu a distância para o vice-líder São Paulo diminuir para quatro pontos. Contudo, o discurso é de tranquilidade entre os cruzeirenses. A razão disso pode ser encontrada nos números, já que o time vive situação exatamente igual à do ano passado.

Em 2013, quando conquisto o tricampeonato brasileiro, Cruzeiro terminou a 21ª rodada com 46 pontos, contra 42 do então segundo colocado Botafogo. É a mesma pontuação e distância para o vice-líder que possui na campanha atual.

Esse desempenho, aliás, é o melhor de um time em toda a história dos pontos corridos após 21 rodadas. Os únicos times que conseguiram se aproximar dessa marca foram o Grêmio, de 2008, e o Atlético-MG, de 2012, que alcançaram 44 pontos.

Além disso, o cenário para as próximas duas rodadas é bem favorável ao time de Marcelo Oliveira. Enquanto o Cruzeiro receberá o Atlético-PR e fará o clássico contra o Atlético-MG, ambos no Mineirão, o tricolor paulista terá dois jogos fora de casa, contra o Coritiba, no Couto Pereira, e o clássico diante do Corinthians, no Itaquerão.

Marcelo Oliveira vê como boa chance do time novamente ampliar a vantagem. “Cabe ao Cruzeiro fazer uma boa pontuação em casa porque os concorrentes também irão sair. Vamos nos fortalecer com essa situação. Foi uma derrota inesperada, mas diante de um adversário muito bom”, disse o treinador, depois da derrota para o São Paulo, por 2 a 0, no Morumbi.

O técnico entende que, com o apoio da torcida, o time tem tudo para manter os 100% de aproveitamento jogando dentro do Mineirão neste Brasileirão. “A torcida, como aconteceu aqui, empurra muito o time da casa, acaba contagiando, incentivando”, destacou.

Fábio ainda vê uma vantagem considerável e não crê que o time se abalará com a derrota. “Temos dois jogos em casa e São Paulo também tem que vencer para tirar essa diferença. Temos que ter tranquilidade, foi um resultado que poderia acontecer. É trabalhar nesses dias e descansar para fazer um belo jogo na quarta”, salientou.

Para o zagueiro Dedé, é momento de o Cruzeiro demonstrar a sua força mais uma vez. “Ano passado, que eu me lembre, em três jogos perdemos dois e diminuiu a vantagem. Depois ganhamos fora contra o Inter. Temos que chegar em casa e mostrar nossa força. O torcedor comparecer. Serão dois jogos importantes e somando esses seis pontos acho que o nosso time vai continuar muito bem na tabela”, ressaltou.