Topo

Ameaçado após recado de Levir, Jô faz 'lobby' por centroavante no Atlético

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

16/09/2014 06h00

Bastante cobrado por não marcar gols há 19 partidas, o atacante Jô, que foi barrado por Levir Culpi diante do Grêmio, se apega ao fato de o rendimento ofensivo do Atlético-MG não ter melhorado sem a sua presença. O ataque alvinegro passou em branco no empate por 0 a 0 com os gaúchos, no domingo passado, no Independência.

O atacante deu razão à decisão do treinador de sequer relacioná-lo para o jogo de domingo, admitiu que precisa treinar mais para voltar a render, mas acredita que a função de centroavante, que ficou carente sem a sua presença diante do Grêmio, é fundamental no esquema do Atlético.

“Tenho que assumir minha responsabilidade, são muitos jogos sem fazer gol. A cobrança tem que ser grande. Assumo isso com naturalidade. Tem dois anos e meio que jogamos com centroavante. Quando não joga, o time fica até meio perdido”, observou.

Sem balançar as redes desde abril, quando fez o gol da vitória sobre o Zamora, por 1 a 0, na fase de grupos da Libertadores, Jô recebeu um recado de Levir Culpi ao ficar de fora da relação para o jogo com o Grêmio.

Depois do jogo de domingo, o treinador disse que deixou o atacante de fora para que ele pudesse refletir sobre o momento delicado. “Eu preferi tirar o Jô deste jogo justamente para ele ficar fora, para ele ver a coisa de fora, repensar um pouco no que está acontecendo”, disse Levir Culpi.

Sem Jô e com André também não agradando ao treinador e principalmente ao torcedor atleticano, o técnico aproveitou para testar novo esquema tático, que rendeu bons frutos quando escalado por necessidade em outros momentos. Levir formou o Atlético sem um centroavante fixo e com Diego Tardelli jogando na função que exerceu nos dois primeiros amistosos da seleção de Dunga, contra a Colômbia e Equador.

“Conseguimos ter uma boa movimentação, demoramos um pouco, mas o time entendeu a forma de jogar ali na frente. Mas infelizmente os gols não vieram e a gente desperdiçou pontos importantes”, disse Luan, que foi mantido entre os titulares.

Porém, o fato de o ataque não ter marcado diante dos gaúchos serve de alento para Jô. Assim como aconteceu diante do Corinthians, na semana, quando o centroavante foi titular pela última vez, o time deixou o campo sem marcar gols.

Jô acredita que ainda terá papel importante no esquema de Levir Culpi e não vê uma tendência para o fim dos centroavantes. “Eu aposto. Não estou defendendo o 9, mas todo time tem que ter um atacante até para facilitar para o meia, para quem joga nas beiradas a ter uma referência”, ressaltou.

“Tenho que continuar focado. Se voltar a jogar, tranquilo. Se ficar no banco, tranquilo também. Ele(Levir Culpi)especificou bem, falou que me tiraria desse jogo. Depois não teve mais nenhuma conversa. É esperar os próximos treinos”, acrescentou Jô.