Topo

Clássico mineiro terá árbitro que apitou o histórico 6 a 1 de 2011

Marcelo de Lima Henrique apitou a goleada do Cruzeiro por 6 a 1 sobre o Atlético em 2011 - Edu Andrade/Agência Freelancer
Marcelo de Lima Henrique apitou a goleada do Cruzeiro por 6 a 1 sobre o Atlético em 2011 Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

16/09/2014 14h26

Sorteado para comandar o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, domingo, às 16h, no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileirão, o árbitro Marcelo de Lima Henrique esteve à frente de um duelo histórico entre os rivais mineiros.

Em 2011, o árbitro do Rio de Janeiro apitou a goleada do Cruzeiro sobre o Atlético, por 6 a 1, na Arena do Jacaré, pela última rodada do Brasileirão daquele ano. O resultado que deixou os atleticanos revoltados livrou o time celeste do rebaixamento para a Série B.

O sorteio aconteceu na sede da CBF nesta terça-feira. Marcelo de Lima Henrique tem histórico de apitar clássicos regionais, principalmente no Rio de Janeiro. Rodrigo Henrique Correa e Rodrigo Pereira Joia, ambos também do Rio de Janeiro, serão os auxiliares.

Curiosamente, Marcelo de Lima Henrique já foi alvo de reclamação por parte do Atlético à CBF. O fato ocorreu em 2007, quando o então presidente Ziza Valadares protestou na entidade máxima do futebol após derrota alvinegra para o Palmeiras, por 2 a 1, pela 19ª rodada do Brasileiro.

Na época, O Atlético reclamou de um gol marcado pelo meia-atacante Danilinho, mas que foi assinalado impedimento, além da não marcação de três pênaltis.

A diretoria do Atlético não se manifestou oficialmente sobre a escalação de Marcelo de Lima Henrique para o clássico de domingo. Nos dois últimos jogos pelo Brasileirão, o clube reclamou da arbitragem. Na derrota para o Corinthians, por 1 a 0, na semana passada, cobrou impedimento de Romero no lance que resultou em gol de Petros.

Já no domingo, o presidente atleticano Alexandre Kalil foi ao Twitter para reclamar do juiz Jailson Macedo Freitas, que anulou gol de Luan, em cruzamento de Dátolo, alegando falta de Leonardo Silva no marcador do Grêmio. “Fui assaltado pela última vez”, escreveu.