Topo

Grêmio aumenta rigor na venda de ingressos para reencontro com Aranha

Grêmio diminuiu o número de ingressos para cada compra e só vende pela internet - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio diminuiu o número de ingressos para cada compra e só vende pela internet Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2014 13h20

O Grêmio mudou o sistema de venda de ingressos para o jogo diante do Santos, nesta quinta-feira, pela 22ª rodada do Brasileirão. A alteração é específica para a arquibancada norte, setor da Arena onde foram flagrados os atos de injúria racial contra o goleiro Aranha, no dia 28 de agosto, em jogo da Copa do Brasil. A comercialização ocorre somente pela internet, em uma manobra que visa facilitar a identificação dos torcedores.

Além de cancelar a venda dos tíquetes nas bilheterias físicas, instaladas no estádio, obrigando a compra pelo site da Arena, o Grêmio também reduziu o número de entradas disponíveis para um torcedor. Antes, com um CPF, o torcedor podia comprar até quatro ingressos. Agora poderá adquirir somente um.

“Estamos nos acercando de maiores cuidados. É uma maneira de restringir as possibilidades de uma não-identificação. Não dá certeza de nada, mas melhora a identificação. E a responsabilização de quem cometer alguma infração”, afirmou Lauro Noguez, assessor para assuntos de torcida do Grêmio.

A busca pela identificação dos torcedores se justifica após os reflexos do jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o mesmo Santos que volta a Porto Alegre agora. O Grêmio e a Arena Porto-Alegrense, empresa que administra o estádio, chegaram a ceder 60 minutos de imagens do circuito interno de segurança do estádio à Polícia Civil. Tentando responsabilizar individualmente os torcedores que ofenderam Aranha. Mas ao menos um dos apontados como autor das injúrias raciais sequer estava na arquibancada norte.

"A venda pela internet e com um tíquete por CPF ajuda a identificar melhor quem está comprando. Pela internet saem todos os dados junto no momento da compra", reiterou Noguez.

Na arquibancada norte, onde foram filmados torcedores imitando os sons de macacos e proferindo xingamentos ao goleiro Aranha, a capacidade é de oito mil pessoas. Mas por determinação da Brigada Militar, apenas 5,5 mil ingressos são colocados à venda.

O ingresso para o setor é o mais barato do estádio gremista. Para o jogo diante do Santos, o tíquete da arquibancada norte custa R$ 30 e metade deste valor para os sócios do Grêmio.