Topo

Cruzeiro mira reação contra Atlético-PR para seguir tranquilo na ponta

Do UOL, em Belo Horizonte

17/09/2014 06h00

O Cruzeiro pode não ter se abalado com a derrota para o São Paulo, por 2 a 0, no último domingo, até porque segue líder do Brasileirão com quatro pontos de frente. Porém, o discurso na Toca da Raposa é de uma reação imediata diante do Atlético-PR, nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, pela 22ª rodada.

Depois da derrota no Morumbi, jogadores e o técnico Marcelo Oliveira pregaram tranquilidade e valorizaram o fato de o Cruzeiro ainda ser o líder isolado com 46 pontos, mesmo com a queda da vantagem de sete para quatro pontos. A ordem agora é não dar brecha para que o São Paulo, vice-líder, reduza mais a diferença.

O time celeste terá pela frente o Atlético-PR, que derrotou o Vitória por 2 a 0 e encerrou sequência negativa de seis jogos sem vencer no Brasileirão. A equipe paranaense subiu para o 11º lugar, com 28 pontos, se afastou da zona de rebaixamento e ganhou ânimo novo na competição.

Com 100% de aproveitamento no Mineirão, o Cruzeiro aposta nessa força como mandante para buscar a reabilitação. A meta é utilizar os dois próximos jogos em casa, também enfrenta o Atlético-MG no domingo, para voltar a ampliar a vantagem para o São Paulo.

“A sequência de dois jogos em casa favorece ao Cruzeiro. Vamos ter dois jogos em casa e eles (São Paulo) dois jogos fora. É só a gente fazer a nossa parte em casa para aumentar a pontuação na liderança”, afirmou Egídio, uma das novidades no time mineiro nesta quarta.

A expectativa do técnico Claudinei Oliveira, que irá para o seu quarto jogo no comando do Atlético-PR pelo Brasileirão, é de manter o bom momento e tentar surpreender o líder para voltar a figurar na parte de cima da tabela. 

“O Cruzeiro é, normalmente, uma equipe que ataca com muitos jogadores. Nós temos o Marcelo e o Douglas [Coutinho], que são atletas com uma velocidade muito acima da média e podem criar dificuldades para eles no nosso contra-ataque. Então, temos que nos posicionar bem e marcar bem. Com a bola, também temos que propor o jogo, não podemos só ficar nos defendendo”, ressaltou o treinador.

Claudinei Oliveira não poderá contar com os atacantes Dellatorre e Cléo, lesionados, e com o zagueiro Dráusio, que se recupera de uma fratura na face. Por outro lado, terá os retornos do volante João Paulo e do meia Marcos Guilherme, que cumpriram suspensão contra o Vitória, e do lateral-direito Sueliton, recuperado de lesão.

O retorno do lateral-esquerdo Egídio na vaga de Ceará é uma das três alterações que Marcelo Oliveira promoverá no Cruzeiro. Ele ainda optou pela entrada de Júlio Baptista como substituto de Ricardo Goulart, que levou o terceiro amarelo e está suspenso. Quem volta de suspensão é Henrique, que entra na vaga de Nilton.

O experiente volante é uma das apostas para o time voltar a vencer, já que o Cruzeiro tem um ótimo aproveitamento de 81% nos jogos em que ele participou no Brasileirão. O camisa 8 espera manter a boa marca e conta com o apoio da torcida para seguir com o alto rendimento em casa.

“A torcida tem sido um fator importante para nós, tem nos ajudado, incentivado, empurrado. Teremos dois jogos importantes dentro de casa e começa pelo Atlético-PR. Será um jogo complicado, difícil. Contamos com o apoio da torcida, que tem sido fundamental para nós”, destacou.

CRUZEIRO x ATLÉTICO-PR

Data: 17/09/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
 
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egidio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Júlio Baptista; Alisson e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
 
Atlético-PR
Wéverton, Sueliton, Gustavo, Cléberson e Willian Rocha; Deivid, Hernani (João Paulo), Bady e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Marcelo
Técnico: Claudinei Oliveira