Topo

Gritos de "burro" incomodam Levir, que mantém indefinição sobre futuro

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

17/09/2014 06h00

Vaiado e chamado de “burro” pela torcida do Atlético-MG durante o empate sem gols com o Grêmio no domingo passado, no Independência, o técnico Levir Culpi, que tem contrato até dezembro, ainda não decidiu sobre seu futuro. A situação do treinador, que pode até mesmo anunciar a aposentadoria, deve ser resolvida ao encerramento da temporada.

A cobrança da torcida atleticana tem incomodado Levir Culpi, embora não seja a primeira vez que foi vaiado e xingado pelos torcedores. Contra o Grêmio, quando sacou o atacante Carlos, que havia pedido para sair e deu lugar a Guilherme, os atleticanos pegaram no pé do treinador e entoaram o grito de “burro”.

Depois da partida, em sua entrevista coletiva, Levir Culpi não escondeu a sua insatisfação com o fato e rebateu os torcedores. “Fizemos jogadas que poderiam ter definido o jogo, contra um adversário difícil. Pode ganhar roubando de 1 a 0, que fica bom. Se empatar jogando bem, não está bom, o treinador é burro. Infelizmente esta é a nossa cultura”, desabafou.

Conviver com pressão por parte das arquibancadas não é novidade para Levir Culpi. Durante o Brasileirão deste ano, nos cinco primeiros meses de Atlético, o comandante deixou o estádio Independência sob gritos de “burro” em outros tropeços, como no primeiro jogo do treinador em Belo Horizonte, na eliminação na Libertadores, para o Atlético Nacional, no empate por 1 a 1.

Ainda depois do jogo de domingo, Levir lamentou o empate e reclamou da anulação de um gol do Atlético, marcado por Luan. “Fizemos o gol, o juiz resolveu marcar falta são situações que acontecem. Em duas partidas, poderíamos fazer um gol que seria validado e ninguém ia falar nada e tivemos o impedimento contra o Corinthians. Aí são coisas que vão acontecendo, o técnico é burro, o jogador não vale nada. Mas são situações que a gente tem de analisar, ter paciência”, afirmou.

No elenco atleticano, jogadores saem em defesa do treinador atleticano e aprovam o trabalho de Levir Culpi. “É um grande treinador, tem feito um bom trabalho com a equipe, acertado o time aos poucos”, destacou o zagueiro Jemerson.

Levir Culpi segue, no entanto, mantendo o seu futuro no Atlético em aberto para a temporada 2015. O treinador já deixou no ar a possibilidade de o trabalho no Atlético ter sido o seu último no futebol brasileiro e a aposentadoria se torna realidade.

 O pensamento do treinador atleticano é em conquistar ao menos uma vaga para a Libertadores do próximo ano para terminar em alta o trabalho no Atlético em 2014. “Seria para mim um prazer grande, colocar o time na Libertadores, ou ganhar o campeonato ou a Copa do Brasil”, explicou.

“A gente conquistou a Recopa, campeonato importante, mas seria muito bom conquistar este objetivo, seria uma forma de encerrar muito bem o ano e aí vou decidir depois o meu futuro, não dá para antecipar o que vai acontecer ainda”, ressaltou Levir Culpi.