Topo

São Paulo testa tudo que aprendeu com Kaká contra o Coritiba

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 12h00

O São Paulo chegará à décima rodada invicto no Brasileirão se não perder do Coritiba às 22h desta quarta-feira, no Couto Pereira. Mas o objetivo não é simplesmente não perder. O time treinado por Muricy Ramalho vai à capital paranaense em busca da vitória para manter a perseguição ao líder Cruzeiro. E terá de conseguir isso sem Kaká, o motor do quarteto ofensivo, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Desde que a formação com o ex-melhor do mundo ao lado de Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec engrenou, Kaká tem recebido elogios diários, de técnico, companheiros e diretoria. As dicas a Pato, as cobranças aos companheiros e, principalmente, o empenho em correr durante os 90 minutos são os pontos que mais rendem declarações. “A gente fica até constrangido de não correr”, disse o volante Souza ao SporTV, durante a semana, sobre a dedicação de Kaká. Agora, contra o Coritiba, o São Paulo precisará testar se consegue manter o nível sem seu protagonista.

Michel Bastos será o substituto. O meia, titular de Dunga na lateral esquerda da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2010, ganha chance de mostra serviço para assumir a vaga de Kaká em 2015, quando o camisa 8 defenderá o Orlando City, dos Estados Unidos.

Outra dúvida do São Paulo, ainda, é em relação a Rogério Ceni. O capitão viajou com a equipe para o Paraná, provavelmente jogará, mas ainda tem de passar por teste antes da partida depois de se queixar de dores no joelho esquerdo. Por precaução, Muricy Ramalho relacionou Denis e Renan Ribeiro, os dois goleiros reservas, para o jogo.

Em situação incômoda, o Coritiba soma 20 pontos e ocupa o 18º lugar. A equipe está  na zona do rebaixamento desde a quarta rodada, mas pode enfim deixar o grupo dos quatro piores se fizer a sua parte e contar com tropeços de Botafogo, Palmeiras e Criciúma. A grande novidade é a volta do experiente meia Alex, que não entra em campo desde o jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, no dia 3 de setembro. O zagueiro Welinton e o meio-campista Norberto voltam após cumprir suspensão. Liberados pelo departamento médico, o volante Germano e o atacante Geraldo também voltam. Martinuccio, com desconforto na região lombar, é desfalque.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA X SÃO PAULO

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 17 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Thiago Gomes Brigido (CE)

CORITIBA: Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Helder, Rosinei, Robinho, Elber e Alex; Zé Love
Técnico: Marquinhos Santos

SÃO PAULO: Rogério Ceni (Denis); Auro, Edson Silva, Rafael Toloi e Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato e Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho