Topo

Campanha em casa e contra 'pequenos' é diferencial do líder Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

18/09/2014 12h28

O Cruzeiro mais uma vez mostrou porque é o melhor mandante da competição, com 93,9% de aproveitamento, e fez valer o fator casa ao vencer o Atlético-PR, por 2 a 0, na noite de quarta-feira, no Mineirão. Com mais um triunfo, o time mantém campanha idêntica à de 2013 e também tem a maior vantagem da história dos pontos corridos.

A esta altura da competição, a campanha segue idêntica a do ano passado. O time possui os mesmos 49 pontos, além de ter vencido 15 jogos, empatado quatro e ter perdido três, exatamente como na temporada anterior. A versão de 2013 leva a melhor apenas no número de gols marcados, 48 contra 45, e no número de tentos adversos, 19 contra 21.

A vantagem de sete pontos para o São Paulo, derrotado pelo Coritiba por 3 a 1, também é exatamente a mesma que tinha para o Botafogo após a 22ª rodada em 2013, que é a maior entre todos os campeonatos nesta altura da competição.

O maior diferencial do clube em relação aos demais concorrentes é o ótimo aproveitamento em casa e o bom rendimento contra os considerados pequenos. Jogando ao lado da sua torcida, o Cruzeiro conquistou 93,9% dos pontos. O Grêmio, que é o segundo melhor em casa, tem 76,6% de aproveitamento, enquanto o vice-líder São Paulo tem 72,7%.

O rendimento do time celeste contra os rivais teoricamente mais fracos também é muito bom. Enquanto o São Paulo perdeu para Fluminense, Chapecoense, Goiás e Coritiba, três times entre os 10 últimos, o Cruzeiro só foi derrotado por Atlético-MG, Corinthians e São Paulo, que figuram entre os 10 primeiros.

Contra os dez piores, o Cruzeiro só empatou com Botafogo e Criciúma fora de casa e venceu os outros oito adversários, sendo que bateu Atlético-PR e Bahia nos dois jogos. Dos 36 pontos disputados, a equipe conquistou 32, um aproveitamento de 88%, que representa 65% da pontuação total.

Marcelo crê que a receita para o sucesso é manter o alto rendimento como mandante e contra rivais mais modestos. “Nesse campeonato é fundamental estar pontuando em casa, ganhando, especialmente contra as equipes que não vão disputar o título”, disse.

O técnico espera que o time siga a mesma postura em caso de derrotas, como aconteceu contra o São Paulo no fim de semana passado. “Certamente vamos tropeçar em algum momento, mas os adversários também terão jogos difíceis. Temos que estar firmes no nosso propósito, não preocupar com os adversários”, ressaltou.